A REALIDADE IMPLICA CONSEQUÊNCIAS ...


MENSAGEM DE DEUS ao teu coração – 2ª PARTE:


TEMA: REANIMAR–SE EM DEUS...
TEXTO: 1 SAMUEL 30:3–6
DATA: 17/03/2013
LOCAL: Igreja Evangélica Congregacional – Arcoverde / PE


TEXTO (Está escrito):

Davi e os seus homens vieram à cidade, e ei–la queimada, e suas
mulheres, seus filhos e suas filhas eram levados cativos.

Então, Davi e o povo que se achava com ele ergueram a voz e choraram, até não terem mais forças para chorar.

Também as duas mulheres de Davi foram levadas cativas: Ainoã, a jezreelita, e Abigail, a viúva de Nabal, o carmelita.

Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá–lo, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas; Porém Davi se reanimou no SENHOR seu DEUS.

(1 SAMUEL 30:3–6).


ILUSTRAÇÃO: Está escrito:

Disse Davi a Abiatar, o sacerdote, filho de Aimeleque: Traze–me aqui a estola sacerdotal. E Abiatar a trouxe a Davi.

Então, consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Perseguirei eu o bando? Alcançá–lo–ei? Respondeu–lhe o SENHOR: Persegue–o, porque de fato, o alcançarás e tudo libertarás.

Partiu, pois, Davi, ele e os seiscentos homens que com ele se achavam, e chegaram ao ribeiro de Beor, onde os retardatários ficaram.

Davi, porém, e quatrocentos homens continuaram a perseguição, pois que duzentos ficaram atrás, por não poderem de cansados que estavam, passar o ribeiro de Beor.

Acharam no campo um homem egípcio e o trouxeram a Davi; deram – lhe pão, e comeu, e deram–lhe a beber água.
(1 SAMUEL 30:7–11).


ELUCIDAÇÃO:

O Primeiro Livro de Samuel registra a passagem do período dos juízes (em Israel) para o período dos reis. Essa mudança na vida nacional de Israel gira principalmente em torno de três nomes: Samuel (foi o último dos juízes), Saul (foi o primeiro rei) e Davi (foi o segundo rei).

Da leitura deste livro , bem como dos outros livros históricos do Antigo Testamento, aprendemos que a fé em DEUS traz bênçãos, enquanto a desobediência leva a desgraça. Essa verdade foi dita pelo próprio DEUS ao sacerdote Eli: aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão desmerecidos (1 Samuel 2:30).

No princípio o povo de Israel não entendeu bem o que significava ter um rei, DEUS era considerado o verdadeiro rei de Israel, mas, em resposta ao pedido do povo, ELE escolheu um rei para eles. Tanto o rei, como o povo vivia debaixo da autoridade e do julgamento de DEUS (2:7–10). Os direitos de todo o povo, ricos e pobres, eram garantidos pelas leis de DEUS.

Para fins de estudo, o Primeiro Livro de Samuel pode ser dividido em cinco partes:

PRIMEIRA: Samuel Profeta e Juiz em Israel;

SEGUNDA: Israel pede um rei e DEUS atende;

TERCEIRA: O reinado de Saul;

QUARTA: Davi e Saul;

QUINTA: A morte de Saul e de seus filhos.

Da quarta parte do livro; Escolhemos o texto (lido), para refletir sobre o tema: REANIMAR–SE EM DEUS...


Com relação ao tema: REANIMAR–SE EM DEUS..., em segundo lugar: A REALIDADE IMPLICA CONSEQUÊNCIAS

Então, Davi e o povo que se achava com ele ergueram a voz e choraram, até não terem mais forças para chorar (1 SAMUEL 30:4).

Diante de um cenário desolador, conforme o relato, Davi e o povo que se achava com ele, fizeram a única coisa que seria normal fazer: erguer a voz e chorar, até não ter mais forças para chorar (1 SAMUEL 30:4).

Em nossa própria época, é possível perceber que um dos maiores obstáculos está sendo a teimosia do ser humano achar que é autossuficiente – O resultado dessa concepção é que aparentemente temos tudo e na prática não temos nada.

Como dissemos: Também em nossos dias, A REALIDADE ASSUSTA, porque por um lado temos os maiores avanços da ciência e da tecnologia e por outro lado, mantemos coisas como: elevados índices de Falta de Desenvolvimento (em todos os sentidos), juntamente com problemas como violência, drogas, desemprego, e coisas semelhantes...

Especialmente, a realidade assusta, porque o ser humano acostumou–se à cultura do erro e, assim, mesmo instituições como as instituições religiosas têm levado à religiosidade e a fé cristã está distorcida ou recheada de sincretismo religioso... EM outras palavras, posso argumentar que ou a FÉ é teocêntrica (centralizada em DEUS), CRISTOCÊNTRICA (centralizada em CRISTO)... OU será responsável pelo afastamento entre o ser humano e DEUS...

Ilusoriamente se pensa que não, mas a realidade em vigência não me deixa mentir...

A REALIDADE IMPLICA CONSEQUÊNCIAS – Aparentemente seriam apenas consequência de um tipo, mas dependerá da visão que se tenha...

Conforme o relato do episódio (na Bíblia) a que estamos nos referindo: Davi e o povo que se achava com ele ergueram a voz e choraram, até não terem mais forças para chorar (1 SAMUEL 30:4). E, em nossa época, também temos razões de sobra para CHORAR, até nos faltar forças para chorar... Especialmente, porque mesmo os cristãos não estão acostumados a buscar consolo em DEUS...
A vida está sendo como se dependesse de simpatias, horóscopos, poder do pensamento positivo, cruzetas com o sobrenatural, e coisas semelhantes...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 17/03/2013
Código do texto: T4193469
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.