Sobre o Papa Francisco I
Jorge Linhaça

Confesso que não gosto do título "papa" a palavra não me agrada, apenas isso.
No entanto a escolha do novo pontífice católico, que recaiu sobre o argentino Jorge Mario Beroglio agradou-me, não apenas pelo nome de batismo dele, que junta meu nome e o de meu pai, mas também pela escolha de seu nome papal.
Embora as coisas ainda não sejam totalmente claras, e escolha do nome Francisco parece ter sido baseada em Francisco de Assis, um verdadeiro cristão, um revolucionário para sua época e que por pouco não foi defenestrado pela liderança da Igreja de Roma na ocasião.
O atual pontífice, durante a sua apresentação ao mundo, demonstrou serenidade e, sem alardes, já deu mostras de que dirigirá a igreja com menos pompa e mais sobriedade que seu antecessor.
Bento XVI deve ter tido lá os seus motivos para afastar-se do cargo, e isso só compete a ele e seus pares compreender.
Como não sou católico vou abster-me de qualquer ilação em relação a isso. O que me parece mais importante no momento é que o novo Bispo de Roma, aparentemente reúne características bastante desejáveis para os tempos atuais.
Humildade, sobriedade, e capacidade de articulação parecem ser a tônica de Francisco I.
Que esse sentimento cristão possa espalhar-se por toda a igreja e em todas as suas correntes de pensamento. Já passou-se o tempo do pensamento retrógrado, a igreja católica vem avançando paulatinamente, tornando-se menos avessa a outras denominações. Que esse espírito cristão possa espalhar-se e solidificar-se entre todos os seus seguidores.
Seja bem vindo Francisco I, faço minhas as palavras da primeira presidência de A igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias ( Mórmons).


" Em nome da liderança e membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, estendemos nossos melhores votos à Sua Santidade o Papa Francisco e oramos para que ele sinta a paz do Senhor enquanto serve como pontífice da Igreja Católica.

Sentimos honrados e satisfeitos com modo que nossas duas religiões têm trabalhado em conjunto em questões de moralidade, fé e serviço aos pobres e aos necessitados. Valorizamos as relações que foram formadas nestes esforços conjuntos e somos gratos pelo bem que tem sido realizado.

Estamos ansiosos para buscar juntos, como o apóstolo Paulo escreveu, tudo o que é verdadeiro, honesto, justo, puro, amável e de boa fama (Filipenses 4:8)."

Salvador, 14 de março de 2013