O QUE ESTÁ NA MENTE (?!) – 2/3


O QUE ESTÁ NA MENTE (?!) – 2/3


TEXTO: Eclesiastes 3:21
DATA: 03/03/2013 (noite)
LOCAL: Igreja Evangélica Congregacional – Arcoverde / PE


TEXTO (Está escrito):

Quero trazer à memória o que me pode dar esperança (Eclesiastes 3:21 RA).


ILUSTRAÇÃO:

Está escrito:

Lembra–TE da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do veneno.

Minha alma, continuamente, os recorda e se abate dentro de mim.
(Lamentações 3:19–20 RA).


ELUCIDAÇÃO:

O Livro das Lamentações – possivelmente, continuação do livro do profeta Jeremias, É UMA SÉRIE DE CLAMORES DO PROFETA JEREMIAS LAMENTANDO AS AFLIÇÕES DE ISRAEL.

O Livro Lamentações, conforme a Bíblia da Família (Sociedade Bíblica do Brasil) é uma coleção de cinco poemas nos quais se chora a destruição da cidade de Jerusalém, no ano de 586 a. C. O país havia sido arrasado, e o povo havia sido levado prisioneiro. Embora neste livro se fale muito de coisas tristes, não deixa de haver uma nota de confiança em DEUS e de esperança no futuro.

Esses poemas são recitados pelos judeus, com jejum e orações, para lembrarem todos os anos a destruição de Jerusalém.

Para fins de estudo, o livro das origens pode ser dividido em cinco partes:

PRIMEIRA: As tristezas de Jerusalém;

SEGUNDA: Deus castiga Jerusalém;

TERCEIRA: Castigo, arrependimento e esperança;

QUARTA: Jerusalém arrasada;

QUINTA: Oração pedindo misericórdia.

Da terceira parte do livro; Escolhemos o texto (lido), para perguntar: O QUE ESTÁ NA MENTE (?!)...



Com relação ao tema: O QUE ESTÁ NA MENTE(?!), em primeiro lugar:
COMO PENSA É
É preciso considerar que, conforme está escrito, assim como o homem pensa, assim ele é (Provérbios 23:7).

Por isso pergunto:
Como vai?
Como está?
O que acha?

Considere que JESUS disse: Considere que JESUS disse “que a boca fala do que está cheio o coração” (Mateus 12:34) – O texto todo ARVORES E SEUS FRUTOS é apenas (5vers.).

Em João 15:1–27: (A VIDEIRA E OS RAMOS) O MESTRE dos mestres volta ao assunto...



Com relação ao tema: O QUE ESTÁ NA MENTE(?!), em segundo lugar:
A REALIDADE É CONSEQUÊNCIA DO QUE SE PENSA.

Disse JESUS – O MESTRE dos mestres que: O QUE ESTÁ NA MENTE É O QUJE CONTAMINA... Porque procede do coração do ser humano (Mateus 15:1–20).

E, a realidade, conforme é constituída de: maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias (Mateus 15:19)

A descrição de problemas da atualidade, está de acordo com a lista no texto da BÍBLIA.

E, a ideia de falsidade e hipocrisia, já é encontrada no Antigo Testamento, quando um dos autores de Salmos (55:21) diz o seguinte:

A sua boca era mais macia que a manteiga, porém no coração havia guerra; As suas palavras eram mais brandas que o azeite; contudo, eram espadas desembainhadas.


Continua...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 04/03/2013
Código do texto: T4171104
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.