Estudo 2 Samuel Capítulo 7 // Estudo Números capítulo 4
"E sucedeu que, estando o rei Davi em sua casa, e tendo o SENHOR lhe dado descanso de todos os seus inimigos em redor,
Disse o rei ao profeta Natã: Eis que eu moro em casa de cedro, e a arca de Deus mora dentro de cortinas" (2 SM 7:1-2)
O Senhor havia abençoado a Davi grandemente e este, pela sua gratidão, quis edificar uma casa ao Senhor. Qual tem sido nossa demonstração de gratidão para com o Pai? Temos sigo gratos a Ele?
*******************************************************
"Vai, e dize a meu servo Davi: Assim diz o SENHOR: Edificar-me-ás tu uma casa para minha habitação?
Porque em casa nenhuma habitei desde o dia em que fiz subir os filhos de Israel do Egito até ao dia de hoje; mas andei em tenda e em tabernáculo.
E em todo o lugar em que andei com todos os filhos de Israel, falei porventura alguma palavra a alguma das tribos de Israel, a quem mandei apascentar o meu povo de Israel, dizendo: Por que não me edificais uma casa de cedro?" (2 SM 7:5-7)
O Senhor não havia pedido a ningém que lhe edificasse casa. Que nós façamos o que o Senhor nos manda. Muitas vezes, queremos fazer mais do que nos compete e acabamos deixando de lado as coisas que o Senhor nos ordenou fazer efetivamente.
*****************************************************
" Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eu te tomei da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses o soberano sobre o meu povo, sobre Israe
E fui contigo, por onde quer que foste, e destruí a teus inimigos diante de ti; e fiz grande o teu nome, como o nome dos grandes que há na terra.l" (2 SM 7:8-9)
O Senhor nos tira de lugares "escondidos" para nos colocar em lugares privilegiados, onde somos abençoados e vencedores.
*****************************************************
"E desde o dia em que mandei que houvesse juízes sobre o meu povo Israel; a ti, porém, te dei descanso de todos os teus inimigos; também o SENHOR te faz saber que te fará casa.
Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino.
Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre" (2 SM 7:11-13)
O Senhor tinha planos para outra pessoa construir uma casa ao Senhor. Porém, ao ver a disposição de Davi para agradá-lO, resolveu abençoá-lO com promessas. É assim que o Senhor deve nos ver: dispostos a agradá-lO em tudo. Dessa forma, Ele, que é misericordioso, nos abençoará.
*****************************************************
"Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de filhos de homens.
Mas a minha benignidade não se apartará dele; como a tirei de Saul, a quem tirei de diante de ti." (2 SM 7:14-15)
Quando erramos, o Senhor nos corrige, porém, Seu amor não nos abandona. Ele não deixa de nos amar por conta dos nossos erros, antes quer que mudemos e sejamos cada vez melhores na Sa presença e com a Sua graça.
*****************************************************
"Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre" (2 SM 7:16)
Quando andamos na presença do Senhor, somos firmados em bênçãos e nada nos abala, pois Sua Palavra não muda: se Ele nos promete bênçãos, Ele cumpre e ninguém tira essas bênçãos de nós.
*****************************************************
" Conforme a todas estas palavras, e conforme a toda esta visão, assim falou Natã a Davi" (2 SM 7:17)
Quando o Senhor nos manda dizer algo a alguém, devemos ser fieis ao que Ele nos manda, sem mudarmos nada, pois isso é muito sério e não podemos mudar o recado do Senhor para a vida de ninguém.
*****************************************************
" Então entrou o rei Davi, e ficou perante o SENHOR, e disse: Quem sou eu, Senhor DEUS, e qual é a minha casa, para que me tenhas trazido até aqui?" (2 SM 7:18)
Davi reconhecia que sua casa poderia ser pequena entre os homens; porém, o Senhor ergue aquele que é pequeno e o coloca em destaque.
*****************************************************
" E ainda foi isto pouco aos teus olhos, Senhor DEUS, senão que também falaste da casa de teu servo para tempos distantes; é este o procedimento dos homens, ó Senhor DEUS?" (2 SM 7:19)
Deus não age como homens, mas nos abençoa independentemente do nosso prestígio e da nossa posição social. O que interessa para Ele é nossa posição espiritual, nossa fidelidade e respeito a Ele.
*****************************************************
" E que mais te pode dizer ainda Davi? Pois tu conheces bem a teu servo, ó Senhor DEUS." (2 SM 7:20)
Não adianta tentarmos nos enganar: o Senhor conhece cada recanto do nosso coração e dos nossos pensamentos, pois Ele é Onisciente. Ele sabe o que nos aflige, em que pensamos, etc.
*****************************************************
" Por causa da tua palavra, e segundo o teu coração, fizeste toda esta grandeza; fazendo-a saber a teu servo" (2 SM 7:21)
O Senhor não nos abençoa por merecimento, mas sim pela grandeza e misericórdia Dele.
*****************************************************
"Portanto, grandioso és, ó SENHOR Deus, porque não há semelhante a ti, e não há outro Deus senão tu só, segundo tudo o que temos ouvido com os nossos ouvidos.
E quem há como o teu povo, como Israel, gente única na terra, a quem Deus foi resgatar para seu povo, para fazer-te nome, e para fazer-vos estas grandes e terríveis coisas à tua terra, diante do teu povo, que tu resgataste do Egito, desterrando as nações e a seus deuses?"(2 SM 7:22-23)
Assim como não há outro Deus poderoso como o Senhor,não há um povo tão abençoado como o povo de Deus.
Infelizmente, muitos cristãos não entendem o que significa termos ao nosso lado o Senhor dos Exércitos e sermos Seu povo. Isso éalgo muito grandioso, pois Ele éo Único Senhor,Único Deus e nós somos povo escolhido por Ele para sermos Dele!
*****************************************************
" E confirmaste a teu povo Israel por teu povo para sempre, e tu, SENHOR, te fizeste o seu Deus
Agora, pois, ó SENHOR Deus, esta palavra que falaste acerca de teu servo e acerca da sua casa, confirma-a para sempre, e faze como tens falado." (2 SM 7:24-25)
Aquele que anda com o Senhor tem seus caminhos confirmados, pois anda protegido pelo Todo-Poderoso. As bênçãos que o Senhor nos dá são confirmadas e, se nos mantivermos fieis, permanecem para sempre em nosso favor. O Senhor nunca retira Sua bênção, nunca volta atrás no que diz, pois não é homem para que minta e nem filho do homem para que se arrependa (NM 29:13): nós é que nos retiramos dela.
*****************************************************
" Pois tu, SENHOR dos Exércitos, Deus de Israel, revelaste aos ouvidos de teu servo, dizendo: Edificar-te-ei uma casa. Portanto o teu servo se animou para fazer-te esta oração" (2 SM 7:27)
Quando o Senhor nos faz uma revelação, uma promessa, o que fazemos: acreditamos e somos gratos, como Davi, ou achamos que é dificil e que entendemos errado?
Estejamos sempre prontos a assumir a bênção do Senhor, pois o que Ele nos revela é para nós.
*****************************************************
" Agora, pois, Senhor DEUS, tu és o mesmo Deus, e as tuas palavras são verdade, e tens falado a teu servo este bem" (2 SM 7:28)
Davi sabia que as palavras do Senhor sempre se cumprem. Não há a mínima possibilidade de algo que o Senhor nos diz nãose cumprir. Isso apenas acontece se deixarmos de ser fieis a Ele e andar nos seus caminhos. Lembremos de que o compromisso do Senhor é com a Sua Palavra, não conosco.
*****************************************************
" Sê, pois, agora servido de abençoar a casa de teu servo, para permanecer para sempre diante de ti, pois tu, ó Senhor DEUS, o disseste; e com a tua bênção será para sempre bendita a casa de teu servo" (2 SM 7:29)
O Senhor sempre está disposto a nos abençoar e, quando Ele libera nossa bênção, ela nos acompanha para sempre. Que estejamos sempre fieis a Ele, andando em Seus caminhos e Seus propósitos para desfrutarmos do melhor do Senhor na nossa vida, pois isso é o que Ele tem preparado para nós.
*****************************************************
" Não deixareis extirpar a tribo das famílias dos coatitas do meio dos levitas" (NM 4:18)
Esse capítulo de Números mostra as designações de algumas famílias no cuidado com o tabernáculo. Mais uma vez, a organização é algo que chama a atenção. As coisas do Senhor devem ser feitas com organização, cuidado e da exata forma que o Senhor orienta, como é dito no último versículo: "Conforme ao mandado do SENHOR, pela mão de Moisés, foram contados cada qual segundo o seu ministério, e segundo o seu cargo; assim foram contados por ele, como o SENHOR ordenara a Moisés" (NM 4:49).
O versículo dezoito,especialmente, chamou-me a atenção, pois mostra o cuidado do Senhor com aqueles que se dedicam à Sua obra.
A família dos coatitas não seriam extirpadas por conta do seu ministério. No versículo dezenove, é dito: " Mas isto lhes fareis, para que vivam e não morram, quando se aproximarem das coisas santíssimas: Arão e seus filhos virão, e a cada um colocarão no seu ministério e no seu cargo,"
O Senhor cuida daqueles que se interessam por Ele e pela Sua obra. Além disso, Ele levanta as pessoas necessárias para as diversas tarefas existentes na obra do Senhor e na pregação do Evangelho: "Da idade de trinta anos para cima, até aos cinqüenta, todo aquele que entrava a executar o ministério da administração, e o ministério das cargas na tenda da congregação,Os que deles foram contados foram oito mil quinhentos e oitenta" (NM 4:47-48). O Senhor sabe não apenas das necessidades materiais da Sua obra, mas das necessidades espirituais e de "mão de obra" também, levantando quem for preciso para que o trabalho não pare, antes o Evangelho seja pregado a toda criatura (MC 16:15).
Números Que nós estejamos sempre envolvidos com a obra do Senhor, para que Ele, que é galardoador, possa Se agradarde nós e nós, achando graça aos Seus olhos, possamos ser abençoados e que o inimigo nunca nos extirpe da nossa terra.
Paz a todos.