PERFUME A EXALAR ...


No texto anterior: NÃO ANDE TROCANDO AS BOLAS... Que estou transcrevendo (na íntegra), com o objetivo de alicerçar o que quero dizer com esse PERFUME A EXALAR... Disse:


No texto anterior: VIDA ESPIRITUAL NÃO DEVE SER CONFUNDIDA... Que estou transcrevendo abaixo, disse:

Em meu achômetro, falar sobre determinados assuntos podem terminar em polêmicas sem fim, mas se faz necessário (e urgente), aprender a conversar sobre os mesmos... E, infelizmente, falar sobre DEUS e assuntos que tenham a ver com ELE, pode dar início a uma polêmica sem fim...

Cá entre nós, a questão é polêmica, pelo assunto em si ou, porque se tem como meta querer que outras pessoas pensem (e ajam) da mesma forma???

SE analisar os inúmeros atritos que acontecem por causa disso, é possível chegar ao entendimento de que as polêmicas acontecem muito mais por causa de achismos do que por princípios, conceitos e valores referentes ao assunto...

Por isso, algumas vezes falo sobre o mundo ser parecido com um arquipélago de crises, cercado por um oceano de problemas... começando pela crise de identidade (que faz o ser humano não saber quem é), crise intelectual (que faz o ser humano não pensar de forma racional = inteligente... Etc...

É lógico que, o sentimento, a emoção, e coisas parecidas, podem fazer com que, se queira que outras pessoas sejam do mesmo grupo, mas o que seria do ser humano se ninguém conseguisse pensar diferente??? Certamente, o ser humano seria semelhante as máquinas fazendo (sempre) as mesmas coisas, do mesmo jeito, no mesmo tempo (desde que não estejam quebradas), conforme os comandos do dono ou encarregado...

ASSIM, ANTES DE QUALQUER POLÊMICA COM ALGUÉM, POR CAUSA DE OPÇÕES RELIGIOSAS (OU OUTRO GOSTO PESSOAL), COLOQUE A MENTE PRA FUNCIONAR)...

CONTINUANDO (o referido texto: NÃO ANDE TROCANDO AS BOLAS...):

Considere ao menos uma coisa: SE analisar os inúmeros atritos que acontecem por causa disso (vida religiosa), é possível chegar ao entendimento de que as polêmicas acontecem muito mais por causa de achismos do que por princípios, conceitos e valores referentes ao assunto...

Na prática cotidiana, é como se diante de alguém (na cozinha), passando um café pra gente, o visitante fizesse observações pejorativas sobre a forma diferente da outra pessoa coar o café: QUE COISA MAIS ANTIQUADA, LÁ EM CASA A GENTE COA ASSIM...

Pergunta: interessa (em primeiro lugar) tomar o café ou ensinar a forma pessoal que se usa em casa (pra preparar café)???


Ou seja: Aplicando o exemplo às questões religiosas, farei algumas observações:


PRIMEIRA: A questão religiosa tem mais a ver com o relacionamento entre a pessoa e o ser sobrenatural, do que com o grupo ao qual a pessoa pertence...

No meu caso, sou cristão e se não considerar primeiro, o sentido da cruz, não seria possível falar sobre outras coisas...

SEGUNDA: A questão religiosa (quer se queira ou não), é um dogma e os dogmas existem não pra serem explicados, mas para serem aceitos (ou não)...

Lembro que certa vez, a pessoa dava indícios que desejava ser convidada para fazer parte do grupo que eu frequentava e, passou a fazer parte dele naturalmente, sem necessidade que eu a levasse somente porque ela desejava...

TERCEIRA: Como eu disse, faço parte dos que acreditam que na Cruz CRISTO pagou um alto preço por mim (e por quem nisso crer)... Portanto, a questão religiosa (no caso) terá a ver com o sentido da cruz para mim, não com o fazer parte de um grupo...

Por exemplo: Tanto na vida, quanto na morte e na vida depois da morte... Minha vida depende disso (princípios, conceitos e valores da fé cristã)... Se não acontecer assim, o prejuízo seria meu e de quem nisso acreditar... AGORA, o outro lado da questão: SE ALGUÉM NÃO ACREDITA NOS PRINCÍPIOS, CONCEITOS E VALORES CRISTÃS e isso acontecer, o prejuízo seria de quem não acreditar (jamais de quem acredita)...

Por isso, polêmicas, contendas, brigas, discussões, etc sobre essa e sobre outras questões, serão inúteis e, infelizmente, pessoas passam muito tempo bate4ndo boca por causa de achismos, quando poderiam investir tempo em estudas a questão, sendo consciente do que crê ou não crê...


CONTINUANDO – Com o PERFUME A EXALAR... Quero considerar o que disse num outro texto: VIDA ESPIRITUAL NÃO DEVE SER CONFUNDIDA...


Algumas vezes falo sobre o mundo ser parecido com um arquipélago de crises, cercado por um oceano de problemas... começando pela crise de identidade (que faz o ser humano não saber quem é), crise intelectual (que faz o ser humano não pensar de forma racional = inteligente... Etc...

É lógico que, o sentimento, a emoção, e coisas parecidas, podem fazer com que, se queira que outras pessoas sejam do mesmo grupo, mas o que seria do ser humano se ninguém conseguisse pensar diferente??? Certamente, o ser humano seria semelhante as máquinas fazendo (sempre) as mesmas coisas, do mesmo jeito, no mesmo tempo (desde que não estejam quebradas), conforme os comandos do dono ou encarregado...

ASSIM, ANTES DE QUALQUER POLÊMICA COM ALGUÉM, POR CAUSA DE OPÇÕES RELIGIOSAS (OU OUTRO GOSTO PESSOAL), COLOQUE A MENTE PRA FUNCIONAR)...


Em outras palavras, em meu achômetro, cada ser humano deve ser (e sentir–se) livre para fazer escolhas... AGORA SE, houver em alguém maturidade (conveniente ao caso), haverá como dizer o que acho de uma coisa, de forma a contribuir nas escolhas de outras pessoas... MAS, se não houver a maturidade necessária, que se permaneça em silêncio... ASSIM, considerando que tenho dito nos textos que não sou de impor (apenas por impor), quero considerar mais um texto das Sagradas Escrituras, quando o Apóstolo Paulo fala sobre A VITÓRIA DE CRISTO NO MINISTÉRIO APOSTÓLICO...


Está escrito:

Graças, porém a DEUS, que em CRISTO, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do SEU conhecimento.

Porque nós somos para com DEUS o bom perfume de CRISTO, tanto nos que são salvos como nos que se perdem.

Para com estes, cheiro de morte para morte; para com aqueles, aroma de vida para vida. Quem, porém, é suficiente para estas coisas?

Porque nós não estamos, como tantos outros, mercadejando a palavra de DEUS; antes, em CRISTO é que falamos na presença de DEUS, com sinceridade e da parte do próprio DEUS.

(2 Coríntios 2:14 a 17).


CONSIDERAÇÕES:

PRIMEIRA: Paulo escreveu aos irmãos de uma Igreja implantada por ele (Os irmãos da cidade de Corinto, na Ásia Menor);

SEGUNDA: Conforme a Bíblia (de Estudos) da Mulher (Tradução Atualizada da Sociedade Bíblica do Brasil), a figura usada por Paulo para a palavra TRIUNFO, era de uma parada (desfile) triunfal (após vitória na batalha pelo exército romano), na qual os prisioneiros inimigos eram forçados a marchar para recompensar o general conquistador. DEUS através de CRISTO, venceu seus inimigos (Romanos 5:10 e Colossenses 2:15). Paulo que anteriormente era inimigo de DEUS, agora tornou – se cativo de CRISTO sendo conduzido em triunfo. No desfile romano, o incenso era queimado. Paulo comparou esse aroma ao conhecimento de CRISTO, difundido como uma fragrância por meio daquele a quem CRISTO conquistou.

TERCEIRA: Sei que na história da salvação, existe muita gente de destaque – no bom sentido da palavra (como o próprio Apóstolo Paulo)... MAS, ainda assim, é preciso pensar que quem morreu por sere4s humanos foi CRISTO – E, assim, estariam sem polêmicas quem tiver sido remido pela cruz (DEUS sabe quem é), o que seria diferente de achar que seria salvo por ser membro de um grupo... É claro que isso pode ter sua validade, desde que o grupo confesse CRISTO como redentor...


POR ISSO, CONSIDERE O TIPO DE PERFUME QUE VOCÊ ESTÁ EXALANDO AO INVÉS DE TENTAR LEVAR ADIANTE O PERFUME DO GRUPO ONDE VOCÊ É MEMBRO...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 23/02/2013
Código do texto: T4155303
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.