APRENDER A CONTAR OS DIAS ...


Nos dois textos anteriores: QUESTÃO REAL... e SABER VIVER: UMA QUESTÃO REAL..., enfatizei a importância de viver bem ao invés de apenas dizer que viver é tudo...

Certamente. VIVER BEM implica saber viver e não apenas viver... O erro (ou equívoco) é que geralmente se olha apenas pra a questão: VIVER, achando que a vida se resume em viver em movimento ou viver parado...

VIVER BEM é mais que, simplesmente, viver ou não viver...


E, estava pensando exatamente como dizer isso, na oportunidade de dizer alguma coisa quando me chamaram pra levar a mensagem de aniversário de um conhecido há bastante tempo...

Está escrito:

Ensina–nos a contar os nossos dias para que alcancemos coração sábio (Salmos 90:12).

Geralmente, usamos o verso pra desejar feliz aniversário. Muitas vezes já fiz isso e, lembro que em determinada ocasião, elaborei um sermão com este verso. Mas, como dizer feliz aniversário usando outra mensagem, já que a faixa etária seria outra...

Foi quando pensei numa mensagem comum ao ser humano de qualquer faixa etária ou classe social...


A BÍBLIA nos ensina como VIVER BEM... E isso envolve ao menos duas coisas:


PRIMEIRA: ENSINO: Ensina–nos a contar os nossos dias (Salmos 90:12 a)

O ensino é um ministério divino e suas falta ou escassez faz com que O correto ensino da Palavra de DEUS seja irrelevante... Na sociedade...

Na sociedade...

Efésios 4:7–16.
1 Coríntios 12:4–11.

Romanos 12:7 b: O que ensina esmere–se no fazê–lo.


O ENSINO é fundamental na vida de alguém:

Na BÍBLIA encontramos exemplos de pessoas bem sucedidas graças ao ensino e, encontramos exemplos de pessoa mal sucedidas, por desprezarem o ensino...

O livro de Juízes 13:2–5 e 10–24, nos apresenta a história de Sanção, alguém que desprezou o ensino saudável... E a mesma BÍBLIA nos apresenta o exemplo de alguém como Calebe que ainda em idade avançada estava com coragem de lutar confiado em DEUS (Josué 14:6–12).

Está escrito: Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a LEI do SENHOR, e para cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos (Esdras 7:10).


E, as épocas de maior dificuldade em Israel foi as épocas em que o povo se afastou de DEUS e do livro da Lei de DEUS (2 Reis 32:8).



SEGUNDA: CARÁTER: Para que alcancemos coração sábio (Salmos 90:12 b).

MAS, não devemos deixar de pensar que, DEUS não ensina por ensinar, antes, ensina porque o ser humano precisa do ensino para viver melhor...

Ensina–nos a contar os nossos dias para que alcancemos coração sábio (Salmos 90:12).

É possível entender que um coração sábio é um coração segundo o coração de DEUS – que está além do tempo e do espaço... JESUS (como ser humano) teve esse tipo de coração e foi chamado MESTRE e, mesmo pessoas não cristãs chamam o SENHOR de MESTRE dos mestres.

Mateus 9:35 nos fala que JESUS percorria todos os lugares (cidades e povoados), ENSINANDO NAS SINAGOGAS, PREGANDO O EVANGELHO DO REINO E CURANDO TODA SORTE DE DOENÇAS E ENFERMIDADES.

Um dos principais versos da BÍBLIA diz: Ensina a criança o caminho em que deve andar, e, ainda velho, não se desviará dele (Provérbios 22:6).


CONCLUSÃO:

Ensina–nos a contar os nossos dias para que alcancemos coração sábio (Salmos 90:12) e leva–nos a aprender o teu ensino e a colocar esse ensino em prática em nosso dia–a–dia...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 17/02/2013
Código do texto: T4145001
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.