JUÍZO SEM MISERICÓRDIA

"PORQUE O JUÍZO É SEM MISERICÓRDIA PARA COM AQUELE QUE NÃO USOU DE MISERICÒRDIA. A MISERICÓRDIA TRIUNFA SOBRE O JUÍZO"(Tia.2:13)

-----------------------------------------------------------

Aquele que não usou de misericórdia não pode esperar um julgamento misericordioso. Tiago declara que o uso da misericórdia é um importante aspecto da lei da liberdade que deve ser reconhecido. Na verdade, o uso da misericórdia é exatamente o que o mandamento do amor exige, e nisto grande parte da humanidade estão falhando quando menosprezam o pobre. Esta relação entre a misericórdia e o cuidado com o pobre é explicito em Zacarias:

"ASSIM FALARA O SENHOR DOS EXÉRCITOS: EXECUTAIS JUÍZO VERDADEIRO, MOSTRAI BONDADE E MISERICÓRDIA, CADA UM A SEU IRMÃO; NÃO OPRIMAIS A VIÚVA, NEM O ÓRFÃO, NEM O ESTRANGEIRO, NEM O POBRE, NEM INTENTE CADA UM, EM SEU CORAÇÃO, O MAL CONTRA O SEU PRÓXIMO"(Zacarias, 7: 9-10).

Portanto, aí está, se continuarmos a discriminar as pessoas, eles trarão sobre todos os perigos de enfrentar um julgamento severo. Se nos tivermos mostrado míseros, colheremos mui exígua colheita; se nos tivermos sido generosos, seremos tratados com generosidade. Isso é apenas uma outra maneira de dizer que o juízo é segundo as obras de cada um.

"MAS SEGUNDO A TUA DUREZA E CORAÇÃO IMPENITENTE, ACUMULAS CONTRA TI MESMO IRA PARA O DIA DA IRA E DA REVELAÇÃO DO JUSTO JUÍZO DE DEUS, QUE RETRIBUIRÁ A CADA UM SEGUNDO O SEU PROCEDIMENTO"(Rm. 2:5-6).

Existem versículos bíblicos extremamente severos no que tange à natureza do julgamento. Esses pintam uma tempestade que se vai acumulando de melancolia e terror, sem oferecer o mínimo raio de esperança. São desespeadores a um grau máximo, e retratam o juízo divino como algo meramente retributivo. (2 Te. 1:7 e Mc. 9: 44,48).

Esses versículos, não obstante, não esgotam tudo o que a Bíblia ensina sobre o julgamento. O apóstolo Paulo nos mostra que, eventualmente, através do julgamento, e não à revelia do mesmo, haverá a restauração geral de todas as coisas em redor de CRISTO.

"DE FAZER CONVERGIR NELE, NA DISPENSAÇÃO DA PLENITUDE DOS TEMPOS, TODAS AS COISAS, TANTO AS DO CÉU COMO AS DA TERRA." (Ef. 1:10).

Para os perdidos, sem a menor dúvida, isso ficará muito aquém da redenção dos eleitos, mas lhes conferirá uma utilidade na qual poderão servir de motivo de glória positiva para CRISTO, porquanto Ele será o motivo e o alvo de sua existência. Entrementes, os eleitos compartilharão da própria forma de vida que o CRISTO exibe, em sua imagem e natureza - e disso consiste a salvação, da qual os não-eleitos estão para sempre cortados. Essa perda do ganho infinito significa que os perdidos sofrerão uma perda infinita, sem importar as grande coisas que a missão universal de CRISTO eventualmente faça em favor dos mesmos.

Portanto, a misericórdia que um homem demonstra para com outro é vista como uma espécie de proteção para o primeiro - vai adiante dele, até ao tribunal divino, e lhe prepara o caminho. Garante-lhe um tratamento misericordioso. E assim a misericórdia triunfa sobre o severo julgamento que tal pessoa, de outro modo, receberia. Essa é apenas outra maneira de dizer que um homem é julgado de conformidade com suas obras, colhendo aquilo que tiver semeado.

"BEM-AVENTURADO OS MISERICORDIOSOS, PORQUE ALCANÇARÃO MISERICÓRDIA". (Mat. 5:7).

ou

"PARA COM O BENÍGNO, BENÍGNO TE MOSTRAS; COM O ÍNTEGRO, TAMBÉM ÍNTEGRO. COM O PURO, PURO TE MOSTRAS; COM O PERVERSO, INFLEXÍVEL"(Salmo, 18: 25-26)

Assim, tende também vós compaixão de todo o homem, para que o Senhor também tenha compaixão e misericórdia de vós. Pois no último dia DEUS enviará sua compaixão a terra, e onde quer que Ele encontre terna misericòrdia, ali ficará habitado. Pois com o grau em que um homem tiver usado de compaixão com seus semelhantes, com esse mesmo grau o Senhor o tratará.

Naquele grande dia, embora a justiça condene a cada homem, segundo o rigor da lei, contudo, DEUS fará a misericórdia triunfar sobre a justiça, e..........

"ENTÃO, DIRÁ O REI AOS QUE ESTIVEREM À SUA DIREITA, VINDE, BENDITOS DE MEU PAI! ENTRAI NA POSSE DO REINO QUE VOS ESTÁ PREPARADO DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO. PORQUE TIVE FOME, E ME DESTE DE COMER, TIVE SEDE, E ME DESDE DE BEBER, ERA FORASTEIRO, E ME HOSPEDASTES; ESTAVA NU, E ME VESTISTES, ENFERMO, E ME VISITASTES, PRESO, E FOSTES VER-ME"(Mat. 25: 34-36).

FONTES

Bíblia Sagrada.

Livro: NT Interpretado.

Quando achamos que já chegamos, paramos de avançar.

The Grea test Psychologist Who Lived: Jesus and the isdom of the soul

Mark W. Baker

Wil
Enviado por Wil em 15/03/2007
Código do texto: T413308