No deserto, o Senhor proverá!

"E aconteceu que, quando Faraó deixou ir o povo, Deus não os levou pelo caminho da terra dos filisteus, que estava mais perto; porque Deus disse: Para que, porventura, o povo não se arrependa, vendo a guerra, e tornem ao Egito. Mas Deus fez rodear o povo pelo caminho do deserto perto do mar Vermelho; e subiram os filhos de Israel da terra do Egito armados. E tomou Moisés os ossos de José consigo, porquanto havia este estreitamente ajuramentado aos filhos de Israel, dizendo: Certamente Deus vos visitará; fazei, pois, subir daqui os meus ossos convosco. Assim, partiram de Sucote e acamparam em Etã, à entrada do deserto. E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo, para os alumiar, para que caminhassem de dia e de noite. Nunca tirou de diante da face do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite”.

(Êx 13. 17 – 22).

Como está escrito neste trecho de Êxodo capítulo 13, o Senhor não levou Seu povo por um caminho aparentemente agradável (APARENTEMENTE!). Faraó libertou a Israel, após intervenção divina, mas mesmo assim o povo ainda teve de percorrer, dirigido pelo Senhor, por um longo tempo para, somente depois, chegar à terra prometida, onde manava leite e mel (mana até hoje se você crer!)

É natural que os seres humanos tenham o desejo de alcançar o que é considerado bom de modo bem rápido, e de preferência sem esforço. Isso, porém, é uma posição que faz parte da lógica humana, não da lógica de Deus, pois Ele “fez rodear o povo pelo caminho do deserto perto do mar Vermelho” (Êx 13. 18). Não foi uma caminhada simples e fácil até a terra prometida. Foi uma caminhada de muito esforço. O resultado, porém, foi o sucesso completo!

Nós muitas vezes queremos que as coisas se nos façam rapidamente, sem pensar que, em sua grande maioria (99,99% das vezes), é necessário que dediquemos um esforço muito grande para que elas efetivamente se realizem. Não quero afirmar, com isso, que as coisas de Deus sejam, necessariamente, demoradas. Nem que, para acontecer, elas dependam somente de nós. A questão é que nós temos um tempo determinado para as coisas, Deus não (2 Pe 3. 8). Além disso, para Deus agira em nossas vidas, a fé faz-se obviamente muitíssimo necessária (Hb 11. 6).

Não reclamemos por algo estar ocorrendo em nossas vidas. Sejam problemas da ordem que for. Deus não muda (Tg 1. 17). Da mesma forma que Ele guiou o Seu povo pelo árido deserto na saída do Egito, Ele nos guiará hoje, se nEle depositarmos a nossa fé (Hb 11. 6).

Por isso, não tenha medo da situação árida por que você passa ou passará (uma vez que todos temos, teremos ou tivemos desertos em nossa vida), saiba que o Senhor Jesus está, na pessoa do Espírito Santo, no controle de tudo e te guiará sempre em paz, em o Nome de Jesus! Creia!

Deus abençoe a todos!

Walan

Walan Gomes de Araujo
Enviado por Walan Gomes de Araujo em 04/02/2013
Código do texto: T4122851
Classificação de conteúdo: seguro