Estudo Salmo 119: Alma quebrantada// Repreensão// Tira o opróbio e desprezo
"A minha alma está quebrantada de desejar os teus juízos em todo o tempo" (SL 119:20)
Irmãos, devemos sempre apresentar um coração quebrantado diante de Deus.
Nosso coração deve ser apresentado ao Pai de maneira humilde, onde reconheçamos que só Dele vem todo poder e que só com Ele somos vencedores. Devemos nos oferecer a Deus, com submissão e temor.
Não podemos deixar a soberba encher nosso coração, pois nada do que temos e somos vem de nós, mas da misericórdia de Deus.
Quando desejamos o juízo do Senhor todos os dias estamos vivendo uma vida de dependência e isso agrada ao Altíssimo. Devemos, realmente, estar com a Palavra em nosso coração a todo momento. Nunca devemos achar que sabemos demais e nos apartar dela, pois as consequências são sérias. Quando achamos que já sabemos demais da Palavra de Deus mostramos que estamos tendo um coração orgulhoso e não quebrantado como deveria estar.
Irmãos, estejamos diante da face do Senhor com um coração quebrantado, humilhado pelo desejo de obedecê-lO mais a cada dia que passar.
Paz a todos.
*****************************************************
"Tu repreendeste asperamente os soberbos que são amaldiçoados, que se desviam dos teus mandamentos" (SL 119:21)
Irmãos, aqueles que se desviam da Palavra e do caminho do Senhor são soberbos, pois começam a achar que podem tudo sozinhas e que não precisam de Deus. Claro, não estou falando aqui daqueles que pecam, arrependem-se e mudam, mas sim daqueles que acham que são autossuficientes.
Oremos ao Pai para que Ele nos guarde e esse sentimento não chegue ao nosso coração, pois Deus repreende a esses de maneira áspera.
Esse áspero não significa "falta de amor", mas sim cuidado e zelo. Ora, Deus é nosso pai e é um pai de amor, um pai que corrige Seus filhos para não vê-los sendo derrubados.
Não ensoberbeçamos nosso coração e estejamos sensíveis à Palavra e à voz de Deus para que não sejamos amaldiçoados e nos desviemos de Seus caminhos.
Paz a todos.
*****************************************************
"Tira de sobre mim o opróbrio e o desprezo, pois guardei os teus testemunhos" (SL 119:22)
Irmãos, quando guardamos os testemunhos do Senhor somos abençoados e libertos de todo mal.
Quando ouvimos um testemunho de alguém que foi abençoado pelo Senhor devemos guardar aquilo conosco para a edificação da nossa fé.
A palavra "testemunho" também poderia ser interpretada no sentido de mandamentos ("Guardei os teus mandamentos"). Porém, muitas vezes a bênção de que necessitamos para sair do opróbrio e do desprezo está ali, nas mãos do irmãos que está testemunhando e que talvez possa ter passado pelo mesmo problema que você ou por um parecido.
De qualquer forma, estejamos sempre diante do Senhor, obedecendo Suas palavras e crendo. Essa é a chave para o sucesso.
Paz a todos.