QUAL É O FIM PRINCIPAL DO SER HUMANO (?!) ...


Começamos a digitar o texto (do saudoso Leonard T. Van Horn) domingo e após conferir (na tevê) como estavam as coisas, achamos por bem deixar pra depois, porque tanto havia o noticiário ininterrupto sobre a tragédia, quanto o texto falava sobre FIM e, poderia ser associado (especificamente) ao momento, muito embora se trate (a ideia) de um dogma da FÉ, discutido por teólogos no início do século dezesete...


Inicialmente, FIM (conforme o Aurélio) = 1. Conclusão, final; 2. Extremidade, final; 3. A última parte ou fase de algo; Final; 4. Causa; 5. Alvo; 6. Morte; Por fim.


Pergunta: QUAL É O FIM PRINCIAL DO HOMEM?

Resposta: O FIM PRINCIPAL DO HOMEM É GLORIFICAR A DEUS E GOZÁ – LO PARA SEMPRE.

Referencias Bíblicas: 1 Coríntios 10:31; Salmos 73:24–26; João 17:22, 24.

Perguntas:

1. QUAL É O SENTIDO DA PALAVRA FIM NESTA PERGUNTA? A palavra FIM (nesta pergunta – conforme a 1ª pergunta do Livro Estudos no Breve Catecismo de Westminster) significa alvo, propósito, intenção. Note–se que a palavra fim é qualificada pela palavra principal. Vê–se, pois, que o homem terá outros propósitos nesta vida, mas seu propósito mais importante deverá ser glorificar a DEUS. Isso está de conformidade com o propósito para o qual o homem foi feito. É quando estamos alienados de DEUS que temos em vista a finalidade ou o propósito errado.


Fazendo uma pausa no estudo do (breve Catecismo) Leonard, vamos considerar o que faz a sociedade (que se diz evoluída): Achou uma forma tal de enlamear tudo o que se chame religião ou forma de expressão religiosa que, o simples fato de alguém dizer que a visão do texto é religiosa, pessoas já estarão dispostas a deixar o texto de lado... E, não há como negar que, o ser humano também precisa de religião (no bom sentido da palavra)...


2. QUAL É O SENTIDO DA PALAVRA GLORIFICAR NESTA PERGUNTA? Calvino nos diz que a glória de DEUS né quando sabemos o que ELE é. Em seu sentido bíblico, é estar lutando para salientar uma coisa divina. Nos o glorificamos quando não buscamos nossa própria glória, e sim buscamos a ELE primeiro em todas as coisas.


3. COMO PODEMOS GLORIFICAR A DEUS? Agostinho disse: Tu nos criaste para TI mesmo, ó DEUS, e nosso coração está desassossegado (sem sossego) até encontrar repouso em TI. Glorificamos a DEUS crendo NELE, confessando–o diante dos homens, louvando–O, defendo sua verdade, mostrando os frutos do espírito em nossa vida, adorando–O.


4. QUAL A REGRA DE QUE NOS DEVEMOS LEMBRAR COM RESPEITO A GLORIFICAR A DEUS? Devemos lembrar que todo cristão é chamado por DEUS a uma vida de serviço. Glorificamos a DEUS quando usamos para ELE todas as capacidades que ELE nos deu, embora devamos nos lembrar que nosso serviço deve vir do coração e não ser feito simplesmente como obrigação.


5. POR QUE A EXPRESSÃO GLORIFICA–LO ESTÁ COLOCADA ANTES DE GOZÁ–LO NA RESPOSTA? Está colocada antes porque é preciso primeiro GLORIFICÁ–LO para depois GOZÁ–LO. Se o GOZAR de SUA companhia viesse primeiro você correria o risco de supor que DEUS existe para o homem em lugar de os homens para DEUS. Se uma pessoa desse ênfase a GOZAR da companhia de DEUS mais do que GLORIFICAR DEUS, haveria o perigo de um tipo de religião simplesmente emocional. A BÍBLIA diz: NA TUA PRESENÇA HÁ PLENITUDE DE ALEGRIA (Salmos 16:11). MAS alegria vinda de DEUS vem de estar num relacionamento certo com DEUS, o relacionamento sendo colocado dentro dos limites bíblicos.


6. QUAL O VERSÍCULO DA BÍBLIA PARA DECORAR PARA NOS LEMBRARMOS DA LIÇÃO ENCONTRADA NA PERGUNTA Nº 1? Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por TI, ó DEUS, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de DEUS, do DEUS vivo... (Salmos 42:1, 2 a. Isso nos recorda o relacionamento que é certo para o CRISTÃO, olhar para ele. É aí que encontramos nossa capacidade de GLORIFICÁ–LO e sentir a alegria resultante..
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 29/01/2013
Código do texto: T4112033
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.