Deus está com a gente se a gente está com Ele

"Então, veio o Espírito de Deus sobre Azarias, filho de Obede. E saiu ao encontro de Asa e disse-lhe: Ouvi-me, Asa, e todo o Judá, e Benjamim: O senhor está convosco, enquanto vós estais com Ele, e, se o buscardes, o achareis; porém, se o deixares, vos deixará."

(2 Cr. 15. 1, 2).

Asa foi um dos maiores reis da história de Judá. Foi um homem de muita fé e de muita intimidade com Deus.

Certa vez, quando estava para enfrentar uma grande guerra, o rei teve de ir contra um exército de 1 milhão de homens, comandado por Zerá, o etíope. Quando a peleja estava para estourar, no vale de Zefatá, Asa orou ao senhor, dizendo: "Senhor, nada para ti é ajudar, quer o poderoso quer o de nenhuma força; ajuda-nos, pois, Senhor, nosso Deus, porque em ti confiamos e em teu nome viemos contra essa multidão; Senhor, tu és o nosso Deus, não prevaleça contra ti o Homem." (2 Cr. 14. 11).

O exemplo desse rei foi magnífico até o momento em que a fé foi sua forma de viver e ser guiado. Quando ele passou a caminhar com seus próprios olhos e com a ajuda de homens (ele pediu ajuda a Ben-Hadade, rei da Síria, esquecendo-se de que sua ajuda vinha, exclusivamente, de Deus), ele caiu e foi derrotado. Desenvolveu uma enfermidade em seus pés e morreu.

A Palavra de Deus é magnífica porque mostra-nos como devemos e como não devemos agir. Asa é um exemplo. Enquanto caminhou com o Senhor Deus, dando ouvido àquilo que Ele lhe dizia, foi vencedor e teve ótimo reinado, com sucesso e fartura; entretanto, quando fez aliança com o homem (representado pela figura de Ben-Hadade) passou a não mais obter a glória de Deus, fracassando em todos os sentidos. Hoje as nossas guerras não são mais contra carne e sangue, mas contra os maus espíritos que nos tentam influenciar para a prática do erro. Portanto, nossa arma não é o exército com bom arsenal de guerra, mas sim a vigilância, a oração e a fé na Palavra de Deus, o evangelho.

Que não sejamos nós como Asa, que, durante toda sua vida, fez o que era correto, mas, no fim, caiu em pecado e pôs tudo a perder.

Voltando ao versículo apresentado acima, podemos pensar o seguinte: enquanto nós estivermos buscando ao Senhor Jesus Cristo, Ele estará pronto a nos auxiliar; se nós, todavia, não o buscarmos, como Ele poderá ajudar-nos? Não há jeito! A Bíblia nos revela que Ele está à porta e bate, se nós abrirmos a porta, Ele ceará conosco e nós com Ele [Jesus Cristo, o Filho de Deus] (Cf. Ap. 3. 20). Ou seja, a forma como o Senhor Deus age não mudou: Ele nos respeita e espera que nós o busquemos de todo o coração para que possa intervir em nosso caminho e para que não nos desviemos da verdade. Para seguir a Jesus, portanto, basta que tenhamos Fé para crer nEle e orar para que nossa Fé se desenvolva de forma tal que sejamos íntimos e amigos do Senhor.

Não desperdice a oportunidade que você tem de buscá-lo! Vá ao encontro do Senhor, meu amigo e minha amiga.

Creia em Deus; busque-o, ore a Ele; clame a Ele, peça a Ele...

Ame-o...

Deus Abençoe,

Walan

Walan Gomes de Araujo
Enviado por Walan Gomes de Araujo em 26/01/2013
Código do texto: T4107165
Classificação de conteúdo: seguro