O Espiritismo é religião?
Muitos fazem esta pergunta. E quem pergunta quer saber e merece resposta.
Sim, o Espiritismo é religião! Mas simultaneamente também é ciência e filosofia.
Não impõe dogmas, convida ao estudo. Não tem hierarquia, nem rituais, também dispensa imagens ou quaisquer objetos e prática exterior. Talvez por isso traz dúvida sobre se é religião ou não. É que religião ficou associada a práticas exteriores, com uso de roupas especiais, velas, gestos, hierarquia e rituais. Mas o Espiritismo dispensa tudo isto.
Religião significa religar com Deus. Para isso não precisamos de nada a não ser o pensamento, o sentimento. Basta pensar em Deus e com Ele estamos ligados, já que Deus está em toda parte e ninguém precisa de intermediários para dirigir-se ao bondoso Pai que nos criou, mantém a vida e ama seus filhos.
Por sua vez, o Espiritismo respeita profundamente todas as práticas religiosas. Um de seus postulados basilares é o respeito às crenças alheias.
Objetivo do Espiritismo é o aperfeiçoamento individual do ser, esclarecendo-lhe sobre sua origem, natureza e destinação, explicando os porquês e razões de sua existência.
Para isso, respeitando idéias, pessoas e religiões, nunca impõe idéias. Deixa livre o critério de aceitação a quem dele se aproxima. Expõe idéias e propostas, deixando porém à decisão de cada um sua aceitação e adesão.
Recusando qualquer atitude de fanatismo, imposição, crença cega ou quaisquer rituais e práticas exteriores, centraliza seus ensinos no sentimento e no raciocínio. Pede, isto sim, questionamento, pesquisa, estudo. Solicita que seus seguidores utilizem o raciocínio, o bom senso e a razão como instrumentos de análise de seus postulados. Mas também solicita o uso do amor, da caridade, da fraternidade como valores interiores de relacionamento com Deus, com o próximo e consigo mesmo. Seu lema é que "fora da caridade não há salvação" e pede que usemos a tolerância, o trabalho, a solidariedade como ferramentas. Fazer o bem é o programa indicado a seus seguidores, em combate ao egoísmo e o orgulho.
Foge do sentido e prática do Espiritismo qualquer prática ritualística. O sentido religião do Espiritismo está na prática do bem, na confiança e no amor a Deus, e claro no embasamento do Evangelho que caracteriza e fundamenta toda sua estrutura doutrinária.