Um estudo sobre Daniel 11:1

"Eu, pois, no primeiro ano de Dario, o medo, levantei-me para animá-lo e fortalecê-lo.

E agora te declararei a verdade: Eis que ainda três reis estarão na Pérsia, e o quarto acumulará grandes riquezas, mais do que todos; e, tornando-se forte, por suas riquezas, suscitará a todos contra o reino da Grécia" (DN 11:1-2)

Irmãos, estes dois versículos reproduzem a fala do anjo Gabriel a Daniel e é muito interessante seu estudo.

Em primeiro lugar, essa conversa entre Daniel e Gabriel aconteceu no terceiro ano do reinado de Ciro. Entretanto, Gabriel diz que desde o primeiro ano do reinado de Dario tinha se levantado para animá-lo e fortalecê-lo. O livro de Daniel relata esse auxílio no capítulo 9, onde Gabriel diz: "No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; considera, pois, a palavra, e entende a visão" (DN 9:23).

O fato é que desde o momento em que Daniel havia suplicado a Deus pela Sua misericórdia para que o povo fosse liberto, Gabriel foi enviado para fortalecê-lo e animá-lo. Quando oramos a Deus, quando entregamos nosso sofrimento nas mãos do Senhor, o socorro é enviado e nós somos fortalecidos e animados.

Na passagem que abre essa mensagem, Gabriel diz que fará uma revelação a Daniel, uma revelação diferente da que foi feita no capítulo 9. É possível ver que o socorro de Deus e o entendimento que vem Dele para compreender as coisas sagradas não parou, não se acabou. Tem pessoas que pensam que a bênção e o poder de Deus têm uma quantia certa que, depois de usada, esgota-se. Daniel não foi abandonado desde o momento e que orou e suplicou a Deus, sendo sempre socorrido e animado quando preciso. Da mesma forma que Gabriel, à mando do Senhor, esteve com Daniel em uma situação, esteve em outra também. O socorro de Deus não se apartou de Daniel e nem se limitou a um ou outro caso, a uma ou outra situação, mas se estendeu às necessidades daquele homem.

O que precisamos guardar conosco é isso: quando colocamos nossa vida e nossas necessidades diante de Deus, não importa quanto tempo passará e nem quais os problemas estaremos enfrentando: Deus sempre envia o socorro.

Uma coisa que Deus colocou em meu coração durante a escrita desta mensagem: Daniel, no capítulo 9, viu o socorro de Deus através da ajuda de Gabriel, porém, nem sempre o mesmo acontece conosco. Nem sempre vemos de maneira clara e rápida o socorro de Deus, mas desde o momento em que aplicamos o nosso coração a servi-lO e buscá-lO, o socorro é enviado. Basta que creiamos e não voltemos atrás na nossa oração. Sobre isso, a palavra de Deus diz em Eclesiastes: "Não consintas que a tua boca faça pecar a tua carne, nem digas diante do anjo que foi erro; por que razão se iraria Deus contra a tua voz, e destruiria a obra das tuas mãos?" (EC 5:6). Não diga "Eu desisto, Deus se esqueceu de mim, Deus não me ouve", pois o anjo do Senhor pode estar chegando trazendo com ele a sua bênção mas, se você duvidar, ele a leva de volta.

Irmãos, mantenhamo-nos firmes, pois o socorro de Deus não falha e nem se atrasa. Provavelmente, não veremos anjos a falar conosco, mas aquele que tem fé crê somente (LC 8:50), mesmo que tudo pareça igual.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 17/01/2013
Código do texto: T4090138
Classificação de conteúdo: seguro