Qual a diferença entre o procedimento de Zaqueu e o do moço rico, narrado em Mateus 19:16-30?
O Evangelho Segundo Mateus (19:16-30) narra que um moço, aproximando-se de Jesus indagou: "Que devo fazer para herdar a vida eterna?".
Jesus lhe recomendou que observasse os Mandamentos, que distribuísse sua fortuna com os pobres e o seguisse.
O jovem não concordou com a ideia de despojar-se de sua fortuna material e afastou-se muito triste, tendo o Mestre exclamado: "É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos Céus".
O moço não fez como Zaqueu, que disse ao Senhor Jesus que daria a metade de seus bens aos pobres e se alguma coisa havia defraudado de alguém, lhe restituiria quadruplicado, Jesus com imensa alegria sentenciou: "Zaqueu, hoje entrou a salvação em tua casa".
O moço preferiu antes manter a posse dos seus bens materiais que seguir Jesus, deixando assim de acumular tesouro nos Céus.
Bibliografia:
Crônicas Evangélicas - Paulo Alves de Godoy
Na Escola do Mestre - Vinícius
Parábolas e Ensinos de Jesus - Cairbal Schutel
ESE, capítulos IV e XXVI
O Livro dos Espíritos - L.E., livro segundo, capítulo IV (perguntas 166 a 221) e capítulo V (pergunta 222).