Gamaliel & Bereano em: “O Mequetrefe”
B: Mestre Gamaliel!
G: Pois não meu rapaz!
B: Eu vi o corpo de um mendigo estendido no chão vitima de atropelamento no centro da cidade
G: É meu rapaz! O progresso tem suas vantagens, mas também tem suas conseqüências.
B: Vi a solidão do coitado porque não tinha ninguém em volta do seu corpo, ele só teve o olhar das pessoas que estavam no seu trajeto assim mesmo como se ele fosse um obstáculo que precisava ser ultrapassado.
G: Infelizmente meu rapaz estamos vivendo o que está escrito em Mt 24:12 E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.
B: Não sei quanto tempo ele estava ali e também não sei quanto tempo ficou, mas com certeza se ele precisou de um atendimento emergencial pra escapar da morte ele não conseguiu.
G: Infelizmente essa falta de amor começa por quem deveria dar exemplo
B: E quando cheguei a casa não vi na mídia televisiva nenhuma informação a respeito do caso, com certeza o coitado foi sepultado como indigente numa cova rasa em um caixão de quinta categoria, que muito antes do tempo da decomposição do seu corpo, ele estará exposto como comida para os urubus que rodeiam o cemitério. Um Mequetrefe
G: Não fale uma blasfêmia dessas! Você não sabe o que está dizendo.
B: Blasfêmia! Por que bom mestre?
G: Você tem idéia de como o homem se tornou alma vivente?
B: Não bom mestre! Como foi isso?
G: Vou te contar e aí então você vai ver que nenhum ser humano pode ser tratado como um Mequetrefe.
B: Então conta bom mestre!
G: Deus formou o homem do pó da terra, e soprou em seus narizes o fôlego da vida; a partir daí então Ele nos tornou alma vivente (Gn 2:7). Isso já mostra que somos especiais.
B: Ta tudo bem bom mestre eu acredito no Senhor, mas de que adianta essa vida se o que a gente vê no dia-a-dia, é que o homem nasce cresce e morre isso independente da vida que ele leva. Por que existe a morte bom mestre me responda?
G: Meu bom rapaz a morte não existia?
B: Ah é! Então como é que ela passou a existir? Responda-me bom mestre?
G: A morte é fruto da desobediência
B: Que desobediência foi essa! Explique-me?
G: Deus ordenou ao homem dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás (Gn 2:16-17). Como você pode ver Deus orientou o homem acerca do caminho que ele não devia seguir.
B: E o homem obedeceu a Deus bom mestre?
G: Infelizmente não.
B: E o que Deus falou depois que o homem lhe desobedeceu?
G: Ele disse o seguinte para Adão: Porquanto destes ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela: maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado: porquanto és pó, e em pó te tornará (Gn 3:17-19)
B: Quer dizer então que o homem foi na onda da mulher e comeu do fruto que não devia, foi isso?
G: Sim meu rapaz é o que está escrito.
B: Mas por que ela fez isso bom mestre?
G: Ela foi enganada
B: Enganada por quem?
G: Pelo diabo que se manifestou através da serpente
B: Pronto agora é que a coisa piorou
G: O que houve? Por que está reagindo dessa forma?
B: Porque eu descobrir que todos nós somos um Mequetrefe
G: Por que você está dizendo isso?
B: Porque acabei de descobrir como a morte passou a fazer parte da nossa vida desde os nossos antepassados até o dia de hoje. E ser reconhecido ou não é algo insignificante, porque não existe nada que possamos fazer para vencer a morte. Somos todo um Mequetrefe!
G: Um momentinho meu rapaz! Veja o que está escrito em Is 49:15 Pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que se não compadeça dele, do filho do seu ventre? Mais ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, me não esquecerei de ti.
B: Se é assim então o que Deus fez para nos livrar da morte?
G: A solução para o problema da morte foi apresentada por Deus antes mesmo dos descendentes de Adão terem nascido
B: Ah é! Mas qual foi a solução apresentada por Deus?
G: Veja o que ele disse em Gn 3:14-15 Então o Senhor disse a serpente: porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a besta, e mais que todos os animais do campo sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
B: Que semente da mulher é essa que vai pisar na cabeça da serpente?
G: È a nossa árvore da vida Jesus Cristo o Filho amado do Pai, já que a árvore da vida foi desprezada no Jardim do Éden Deus enviou o seu único Filho para nos salvar. É o que diz Jo 3:16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mais tenha a vida eterna.
B: Ta bom entendi! Mas o que eu preciso fazer para que ele me dê a vida eterna?
G: Basta crê nele de todo o coração
B: Só isso!
G: Sim só isso! Em Jo 6:40 Ele diz: Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: que todo aquele que vê o Filho e crê nele tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no ultimo dia. E tem mais: Você ainda se tornará filho de Deus, Templo do Espírito Santo, será registrado no livro da vida, e, se tornará um cidadão da cidade celestial a Nova Jerusalém, tudo graças a Ele.
B: Isso é maravilhoso!
G: E então! Você ainda acha que somos um Mequetrefe?
B: De maneira nenhuma bom mestre graças a Deus e ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
G: Muito bem meu rapaz! Não se esqueça que somos a coroa da criação
B: Amem bom mestre! Nunca mais esquecerei disso