ARTE MEDIÚNICA

nair lúcia de britto

 

Segundo informe do Centro de Artes e Estudos Transcendentais Antonio Francisco Lisboa – CENART –, em Brasília, a ARTE MEDIÚNICA é a oportunidade que os artistas (que estão no mundo espiritual) têm de continuar expressando a sua arte na Terra, através dos médiuns, chamados de médiuns especiais.

Sendo que o homem constitui-se de corpo, perispírito e espírito o que ocorre, no desempenho da obra de arte, é que o perispírito do artista une-se ao perispírito do médium; e, nessa fusão admirável, realizam-se grandes prodígios na pintura, na música, na literatura ou outro tipo de arte.

Através da arte mediúnica renovam-se tendências deletérias, consolidando o despertar de consciências à libertação de antigos estigmas, estabelecendo preciosa terapia reequilibrante e iluminativa.”

O novo quadro Dom Especial, do programa de tevê, TV XUXA (Rede Globo) mostrou uma entrevista da apresentadora com o médium Lívio Barbosa, no seu local de trabalho, na cidade do Rio de Janeiro.

Segundo as palavras do médium, Lívio Barbosa nasceu numa família simples, já praticante da doutrina espírita. Desde criança ele gostava muito de desenhar, mas nunca estudou pintura. Certo dia, quando ainda era um garoto, levantou-se da cama, como se estivesse sonâmbulo e pintou, nas vidraças da janela da sala, a imagem de São Francisco de Assis. Logo a família percebeu tratar-se de um dom mediúnico.

Com o decorrer do tempo via espíritos e ouvia vozes. Um dia o Aleijadinho (Antonio Francisco Lisboa) se apresentou a ele como seu mentor espiritual. Em outra noite foi Renoir quem se apresentou a ele e, em francês, avisou que iria trabalhar com ele. O médium entendeu tudo em português, através da linguagem do pensamento.

Lívio passou a pintar quadros não só de Renoir, mas também Picasso, Monet, Van Gogh e outros pintores, sempre da linha impressionista.

Diante da apresentadora Xuxa, ele pintou um quadro em 4 ou 5 minutos, com os olhos fechados, usando as mãos e as tintas em movimentos rápidos e bruscos; e num instante um quadro estava lindamente pintado.

O crítico de arte Amandio Miguel, convidado do programa, reconheceu a técnica impressionista do quadro e de que, sem dúvida, o médium havia captado com presteza de detalhes a técnica do pintor.

As assinaturas dos quadros foram alvo de estudos e foi constatado a grande semelhança entre as assinaturas do médium e a dos respectivos autores dos quadros.

Para a escritora espírita Nadja Valle, outra convidada, os espíritos atuam sobre o cérebro do médium que é receptor e ao mesmo tempo emissor da mensagem. E lembrou sobre o que Chico Xavier disse a respeito da pintura mediúnica. Segundo ele, é uma evangelização através das cores.

O médium cria um campo magnético com as próprias mãos”, complementa o crítico de arte. “É um talento especialíssimo. Um fenômeno assim como a fotografia sendo revelada”.

Lívio explica que os artistas não querem apenas mostrar a sua arte. Mas, principalmente, revelar que eles continuam vivos, num outro plano, vivendo de uma forma diferente e que prosseguem trabalhando. Inclusive, documentar, através da arte, que existe outra vida após a vida na Terra e que existe esperança.

Nair Lúcia de Britto
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 08/01/2013
Código do texto: T4073826
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.