ESPERANÇAS CONFORME DEUS...


TEMA: ESPERANÇAS CONFORME DEUS...
TEXTO: 1 CORÍNTIOS 15:19
DATA: 06/01/2013 (19:30 hs)
LOCAL: Igreja Evangélica Congregacional – Arcoverde / PE



ILUSTRAÇÃO:

Dizem algumas coisas sobre a esperança (citarei ao menos duas):

PRIMEIRA: A esperança é a última que morre.

SEGUNDA: A esperança é amarga, mas, seus frutos são doces.



TEXTO (Está escrito):

SE A NOSSA ESPERANÇA EM CRISTO SE LIMITA, APENAS A ESTA VIDA, SOMOS OS MAIS INFELIZES DE TODOS OS HOMENS (1 Coríntios 15:19).




ELUCIDAÇÃO:

Paulo escreveu esta carta aos cristãos da cidade de Corinto (na Ásia Menor), com o objetivo de tratar vários e sérios problemas que tinham aparecido na Igreja, que ele próprio havia fundado em sua segunda viagem missionária...

Os cristãos de Corinto haviam escrito a Paulo pedindo a sua opinião sobre esses assuntos, e do capítulo sete em diante Paulo diz o que pensa a respeito desses assuntos. Uma das questões mais discutidas era a respeito dos dons do Espírito Santo. (12 a 14)... É nesse contexto que aparece o hino ao amor cristão (13), uma das passagens mais conhecidas do livro e, após falar sobre os dons do Espírito Santo, fala sobre a importância da ressurreição de CRISTO.

Para fins de estudo, a Primeira Carta de Paulo aos Coríntios pode ser dividido em três partes:

PRIMEIRA: Prefácio e saudação e Divisão e escândalo na Igreja de Corinto (1:1–6:20;

SEGUNDA: Respostas às consultas da Igreja de Corinto (7:1–15:58);

TERCEIRA: A oferta para os cristãos necessitados da Judéia, saudações e bênçãos (16:1–16:24).

Da segunda parte da carta (Respostas às consultas da Igreja de Corinto); Escolhemos o texto (lido), para refletir sobre o tema: ESPERANÇAS CONFORME DEUS.

Com relação ao tema: ESPERANÇAS CONFORME DEUS, em primeiro lugar:
A ESPERANÇA NÃO É UMA ESPÉCIE DE AMULETO OU COISA PARECIDA...

O texto fala sobre a esperança como uma coisa que tem identidade própria (vida), ao invés de dizer que depende de tempo ou de lugar, etc...

SE A NOSSA ESPERANÇA EM CRISTO SE LIMITA, APENAS A ESTA VIDA, SOMOS OS MAIS INFELIZES DE TODOS OS HOMENS (1 Coríntios 15:19)...

A ESPERANÇA DEVE TER ALICERCE FIRME, DEVERÁ TER IDENTIDADE, DEVERÁ SER JESUS CRISTO E ESTE CRUCIFICADO (por todo aquele que NELE CRER – João 3:16...



Com relação ao tema: ESPERANÇAS CONFORME DEUS, em segundo lugar:
A ESPERANÇA NÃO É UMA ESPÉCIE DE SIMPATIA OU HORÓSCOPO...

A ESPERANÇA deverá está acima de condições favoráveis, acima do tempo e do lugar...

Conforme o texto:

SE A NOSSA ESPERANÇA EM CRISTO SE LIMITA, APENAS A ESTA VIDA, SOMOS OS MAIS INFELIZES DE TODOS OS HOMENS (1 Coríntios 15:19)...



Com relação ao tema: ESPERANÇAS CONFORME DEUS, em terceiro lugar:
A ESPERANÇA NÃO É UMA ESPÉCIE DE SORTE OU COINCIDÊNCIA...

Conforme o texto:

SE A NOSSA ESPERANÇA EM CRISTO SE LIMITA, APENAS A ESTA VIDA, SOMOS OS MAIS INFELIZES DE TODOS OS HOMENS (1 Coríntios 15:19)...



CONCLUSÃO:

Certamente, dizem que é preciso esperanças, e ensinam o poder do pensamento positivo, desde que o ser humano possa fazer alguma coisa; sempre que o ser humano cumprir algumas condições, etc...

Conforme o texto:

SE A NOSSA ESPERANÇA EM CRISTO SE LIMITA, APENAS A ESTA VIDA, SOMOS OS MAIS INFELIZES DE TODOS OS HOMENS (1 Coríntios 15:19)...

A ESPERANÇA não dependerá do ser humano, de datas ou de épocas, mas do amor de DEUS pelo ser humano que não merecia ser amado... Por isso a ESPERANÇA DEVERÁ ESTAR EM CRISTO...

PORTANTO:

PRIMEIRA: A esperança NÃO É a última que morre; ANTES, foi a primeira que nasceu e vive para que se tenha vida e vida em abundância (João 10:10).

SEGUNDA: A esperança NÃO é amarga, mas, seus frutos são doces. ANTES, a ESPERANÇA se deu por nós, para que se possa viver eternamente.
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 06/01/2013
Código do texto: T4070363
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.