O Seminarista
Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares. Js 1:9
Obedecer ao chamado do Senhor não quer dizer que não vamos enfrentar adversidades, tanto é que nas palavras desse versículo, Deus faz questão de dizer que está conosco em todos os momentos. E a recomendação que Ele dá no versículo anterior é que devemos meditar dia e noite na sua palavra que é o nosso manual de regra fé e pratica se quisermos que o nosso caminho seja prospero. Muitos obstáculos surgem na trajetória do seminarista: o caos do transito com seus engarrafamentos diários, trem lotado, dificuldades financeira, dificuldade na entrega dos trabalhos exigidos por cada matéria como: resenhas, resumos, trabalhos em grupo, o domínio da matéria da prova, enfermidade, desemprego e a falta de tempo para estudar. São poucos os que chegam em casa antes da 23:00 horas, eu por exemplo chego em torno de 23:20 todos os dias. De vez em quando você pode me encontrar dez e tal da noite, comendo churrasquinho de um real com um copo de guaravita embaixo do viaduto de Cascadura enquanto aguardo o ônibus. É por isso que você vê no trem muita gente estudando, lendo em pé ou sentado. Além disso, ainda existe o compromisso que ele tem com a sua igreja no domingo. Se ele é um professor na Escola Bíblica Dominical ele tem que preparar a lição que deve ser aplicada no domingo. O seminarista não pode confiar em si mesmo se ele quiser conquistar o diploma de Bacharel em Teologia. Muitas das vezes devido ao stress o seminarista não consegue levantar as suas mãos para clamar ao Senhor, assim como aconteceu com Moisés no cume do outeiro durante a batalha contra os amalequitas (Ex 17:12) foi preciso a ajuda de Arão e Hur para que ele ficasse firme até que o sol se pôs. Só assim Josué desfez a Amaleque e a seu povo. A oração da igreja, dos seus familiares e amigos, a capela diaria do seminario, a sua vida devocional e acima de tudo a confiança em Deus, é do que o seminarista precisa para ultrapassar todas essas barreiras. Impressiona-me a fé demonstrada por Josué depois que ele ouviu o que Deus queria que ele fizesse. Ele não disse que era pesado de boca e pesado de língua, também não disse que era o menor da casa do seu pai, não disse que tinha os lábios impuros, não fugiu numa embarcação e não disse que não sabia falar porque era uma criança. Simplesmente ele deu ordem aos príncipes do povo, dizendo: Passai pelo meio do arraial, e ordenai ao povo, dizendo: Provede-vos de comida, porque dentro de três dias passareis este Jordão, para que entreis a possuir a terra que vos dá o Senhor vosso Deus para que a possuais (Js 1:10-11). Por acaso havia uma embarcação no rio Jordão para atravessar as doze tribos de Israel? Por acaso havia uma ponte sobre o rio Jordão? Josué não se fixou nos obstáculos que ele iria enfrentar porque sabia que o seu Deus é muito maior do que eles. O ano letivo de 2012 já está encerrado estamos gozando de merecidas férias porque até aqui nos ajudou o Senhor. Portanto se quisermos conquistar o bacharelado em Teologia precisamos continuar confiando Nele de todo o nosso coração e de todo o nosso entendimento sem se desviar, nem para a direita nem para a esquerda, olhando para as suas promessas, e não para os desafios, as crises, os gigantes que nos ameaçam e atemorizam. Se o Senhor nos mandou caminhar, devemos fazê-lo tranquilamente, crendo que as nossas impossibilidades serão sempre aproveitadas por Ele, para que fiquem provados em nossas vidas o seu poder e a sua bondade. Amem!!