Todos podemos ser Abraão e transfigurados 

     A Palavra de Deus para nós neste dia é um convite e uma afirmação de que Deus é o Senhor e que não somos deste mundo. Certamente, não devemos assim apegar-se a ele de tal forma perdermos a oportunidade em almejar as coisas do céu. 

     Deus precisava de um povo para que Sua promessa acontecesse desta maneira chama Abraão e faz uma aliança com ele. Para que Abraão seja o homem que por meio dele Deus vai construir e formar um povo de onde virá o Salvador. 

     Deus promete à Abraão que sua descendência seria incontável como as estrelas do céu e que lhe daria uma grande extensão de terra. Certamente, esta promessa se cumpre quando por meio de sua Fé Deus vai construindo seu povo para a vinda do messias, e todo aquele que se professa ser cristão é seu descendente. São Paulo chama Abraão de pai da Fé. 

     Podemos tirar como reflexão para nossa vida que, confiar em Deus é dar um passo na Fé e cada vez que temos esta coragem sempre Deus vem corresponder a este passo. Porem é preciso acreditar e confiar. 

     É gratificante quando praticamos o amor, a caridade por amor a Jesus e podemos ver o fruto daquilo que se faz. Sabemos que toda obra é feita em Deus e por Ele, porém, sentimos gratificados em poder presenciar cenas ou testemunhos de pessoas que estavam totalmente perdidos entregue nas drogas, ou mesmo vivendo anos na prisão de repente vê-los reconstruídos e com sua dignidade restabelecida. Tais situações nos deixam felizes por ter sido parte daquela história. Por através de nossos gestos, ações uma nova vida surgir. Na verdade, sentimos pais daquelas pessoas. 

     Há vários personagens bíblicos que, com atos concretos de fé foram protagonistas da ação de Deus na humanidade. Aqui podemos citar Abraão quando dá um salto na fé e a partir dele Deus forma Seu povo. Poderíamos também ressaltar Maria que pelo seu Sim, renunciou a si mesma sendo a porta por onde entrou a Salvação, bem como viveu toda sua vida em função deste pedido inicial de Deus. Mas, podemos também dizer que todo aquele que, de uma maneira ou outra atende o apelo de Deus e faz com que a obra Dele aconteça na construção de uma civilização mais justa, mais humana e divina; todo aquele que de uma maneira ou de outra acolhe os pequeninos – como Jesus ressalta -- é um Abraão, é uma Maria. Enfim, é também um pai porque através de suas mãos acolhedoras Deus faz ressurgir a vida para aquele que precisa. 

     Jesus se transfigura e esta transfiguração pode-se interpretada por diversos ângulos. Um é a revelação de Jesus como Deus. A presença dos profetas vem nos mostrar a existência da vida eterna. Podemos também olhar a transfiguração como uma mudança radical de um estado para o outro. Todos nós em Cristo podemos ser transfigurados e ser transformadores do mundo. Da mesma maneira que nossa transfiguração pode levar ao nosso irmão esperança e também a oportunidade dele ser transfigurado sentindo a presença de Deus na sua vida.

Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 04/03/2007
Reeditado em 04/03/2007
Código do texto: T401164