Amor, o alicerce do Evangelho

Porventura são todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores? São todos operadores de milagres?

Têm todos o dom de curar? Falam todos diversas línguas? Interpretam todos?

Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.

1 Coríntios 12:29-31

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

1 Coríntios 13:1-2.

Leitura recomendada 1ª Coríntios 12 e 13 (os dois capítulos)

Amor, o alicerce do Evangelho.

A mensagem é baseada nos dois capítulos citados acima. Eu separei e coloquei em evidências os versículos iniciais apenas para ilustrar a junção homogênea de um capítulo com o outro, fato que muitas vezes passa despercebido durante a leitura devido ao costume da mesma ser feita de versículos em particular, mas o raciocínio no texto é um principal e neste caso Paulo o apóstolo mostra que o amor é o principal neste contexto.

Estes textos, em particular os versículos 8,9 e 10 do capítulo 12 são sempre tirados de seu contexto para justificar a busca quase irracional pelos dons de cura e principalmente de profecia.

Paulo explica que os dons são igualmente necessários não havendo, portanto um dom superior. A ignorância pra não falar “a maldade” de muitos líderes está em incentivar a busca pelos dons, o que muitas vezes gera cisão dentro da membresia. Vale lembrar que o Espírito de Deus ajunta, não espalha, logo se você esta neste meio lembro que Deus não está contigo, pois se verdadeiramente o Espírito falar contigo, não permanecerá neste mesmo lugar.

Oh! Senhor como Tua Palavra é clara!

Paulo o nosso apóstolo, falo isto por sermos gentios, ensina que o amor e nada mais que o amor é o maior dom, logo se você não ama seu próximo e seu semelhante, não ama a Deus e não adianta gritar: Deus eu te amo! Tu és o centro de minha vida! Que diminua eu e cresça o Senhor! Sem amor de nada adiantará!

Quem ama é manso, compreensivo, tolerante, paciente e sábio com seus irmãos ao ponto que é rígido, severo, corajoso e destemido ao exortar e advertir aqueles que por detrás de um título, posto ou denominação deturpa a Palavra de Deus em benefício próprio.

Aquele que busca a sabedoria não permanece cego por muito tempo e aquele que só ouve o que outros falam e não procura por si só o verdadeiro caminho contentando-se com comida mastigada como filhote de passarinho está fadado ao engano, pois não discerne o que come.

Ah! Se nos púlpitos fosse pregado o amor ensinado pelo Senhor e por Paulo realmente haveria mudanças positivas em nossa sociedade e não somente a propagação de igrejas que serve apenas para esconder a miséria física e espiritual em que vivem seus membros.

Não busque dons sem antes buscar o amor e principalmente amar incondicionalmente o estranho, o conhecido, o de casa e o forasteiro.

Lembre-se, antes de buscar o dom da profecia veja que os profetas bíblicos amavam seu povo que chagavam a sofrer e chorar por ele, se você não sofre por ninguém além de si mesmo jamais será um profeta que por sinal é confundido com adivinho, enquanto na verdade o profeta fala somente aquilo que Deus quer que fale o que nunca nas Escrituras foi sinônimo de adivinhação ou previsão do futuro, fato que inclusive Deus abomina.

Se você busca dom de cura, lembre-se como você pode curar aquele que não ama? Jesus curou quem Ele amava, pois o Senhor amava e ama a todos, seus apóstolos antes de curarem aprenderam a amar somente para depois de toda caminhada com o Deus vivo exercerem a cura em suas peregrinações, sempre com mensagens de amor e o principal a demonstração pública deste amor.

Caros irmãos que leem essa mensagem, não estou aqui dizendo que é fácil, mas que é um requisito necessário para concessão de dons uma vez que é o Espírito Santo que os concede.

O amor é como um músculo ele só crescerá se for exercitado, praticado e vivido.

Essa é minha mensagem, meu desejo e minha oração para todos nós.

Que o Santo Espírito de Deus nos conceda o dom de amar e que nós consigamos propagar esse amor em nossos gestos e comportamentos de maneira sincera e verdadeira; e que este venha crescer e dar frutos, frutos das mudanças que nossa sociedade precisa e carece. Que o Pai nosso em seu infinito amor tenha misericórdia de nós, Amém!