Livre Arbítrio & Responsabilidade

Livre Arbítrio e Responsabilidade

Jorge Linhaça

Poucas coisas são tão mal compreendidas do que o Livre-Arbítrio.

O livre-arbítrio é o direito do ser humano de escolher qual caminho seguir a cada encruzilhada da vida. Podemos escolher praticar o bem ou o mal, agir ou nos omitir, olhar apenas para nosso umbigo ou procurar soluções para problemas que afetam outras pessoas.

Esse direito de escolha é uma dádiva divina, Deus não se ocupa de obrigar os homens a seguir seus preceitos, simplesmente indica o caminho mais correto a se seguir.

A questão é que muitas pessoas encaram o livre-arbítrio como uma licença para fazer o que quiser sem importar-se com consequências para si mesmo ou para o próximo.

Talvez um exemplo simplista seja suficientemente claro para demonstrar o quanto esse pensamento é equivocado.

Suponhamos que voce pretenda ir do ponto A ao ponto B utilizando um transporte público ( ônibus, trem) e que duas ou tres linhas atendam a sua necessidade, embora cada uma siga um roteiro diferente.

Provavelmente você chegará ao seu destino utilizando quaisquer dessas linhas, no entanto, ao optar por uma delas, você torna-se "refém" do roteiro pré determinado e deve estar preparado para todos os percalços do percurso ( engarrafamentos, maior distância entre a origem e o destino, condições das pistas, etc).

Depois de embarcado na linha X , não adianta imaginar que ela vá refazer seu percurso para atender a sua necessidade individual, o seu direito de escolha encerrou-se no ato do seu embarque.

Assim são nossas escolhas na vida, com quem andamos, o que fazemos, com o que ou com quem nos importamos ( ou não).

Podemos escolher o que semear, no entanto não temos como escolher o que colher. Se semeamos alfaces não podemos esperar colher cenouras. Simples assim!

Deus não nos obriga a "comer cenouras" mas se desejamos comê-las, devemos plantar cenouras e não alfaces.

Se desejamos ter uma vida saudável, claro que não podemos esperar que isso ocorra ingerindo grande quantidade de álcool, usando drogas, descuidando-nos de nossa alimentação, forma física, etc ( Putz tô lascado...tenho de mudar alguns hábitos)

Você pode escolher atravessar uma auto-estrada ziguezageando no meio dos carros, mas não pode escolher se vai ser atropelado ou não.

O exercício do livre-arbítrio não nos exime da responsabilidade de nossas escolhas. É isso que parece andar esquecido...

Como poeta e escritor, posso escolher escrever sobre amenidades para ser aplaudido, ou posso escrever sobre o que acredito ser importante, mesmo que isso diminua sensivelmente o número de meus leitores, por outro lado pode ser que o que escolho dizer seja importante para alguém em algum lugar, sem que eu jamais tome conhecimento disso.

O fato é que minha escolha se encerra assim que publico o que penso.

E tudo isso é apenas a ponta do iceberg...cada escolha tem suas consequências que podem ser boas ou más, algumas podem ser remediadas e outras não.

O fato é que não existem direitos sem deveres...não existe escolha sem consequência. Não existe redenção nos estertores da morte.

Hoje é o dia para escolhermos o que fazer, realizar nosso trabalho, antes que venha a noite escura onde nenhum labor poderá ser executado.

Hoje é o dia de semear...o que colheremos além depende desta semeadura.

Salvador, 14 de novembro de 2012.