A Verdade sobre Jacó
Mensagem baseada nos textos Gênesis 25.22-26 / 28.11-22 / 32.25-32
Segue abaixo os trechos da Bíblia para comparação e análise.
Gênesis 25
22.Mas os meninos chocavam-se no ventre. Ela disse: “Se é assim, o que adianta viver?” E foi consultar o SENHOR,
23.que lhe respondeu: “Duas nações trazes no ventre, em tuas entranhas dois povos se dividirão. Um povo será mais forte que o outro, e o mais velho servirá ao mais novo”.
24.Quando chegou o tempo de dar à luz, ela tinha gêmeos no ventre.
25.O primeiro saiu todo ruivo, peludo como um manto de pele, e foi chamado Esaú.
26.Depois saiu o irmão, segurando com a mão o calcanhar de Esaú, e foi chamado Jacó. Isaac tinha sessenta anos quando eles nasceram.
Gênesis 28
11.Chegou a um lugar onde resolveu passar a noite, pois o sol já se havia posto. Serviu-se de uma das pedras do lugar como travesseiro e dormiu ali.
12.Em sonho, viu uma escada apoiada no chão e com a outra ponta tocando o céu. Por ela subiam e desciam os anjos de Deus.
13.No alto da escada estava o SENHOR, que lhe dizia: “Eu sou o SENHOR, Deus de teu pai Abraão, o Deus de Isaac. A ti e à tua descendência darei a terra em que estás dormindo.
14.Tua descendência será como a poeira da terra. Tu te expandirás para o ocidente e para o oriente, para o norte e para o sul. Em ti e em tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra.
15.Estou contigo e te guardarei aonde quer que vás, e te reconduzirei a esta terra. “Nunca te abandonarei até cumprir o que te prometi”.
16.Ao despertar, Jacó disse: “Sem dúvida o SENHOR está neste lugar, e eu não sabia”.
17.Cheio de pavor, acrescentou: “Como é terrível este lugar! Isto aqui só pode ser a casa de Deus e a porta do céu”.
18.Jacó levantou-se bem cedo, tomou a pedra que lhe servira de travesseiro, colocou-a de pé para servir de coluna sagrada e derramou óleo sobre ela.
19.Ele chamou aquele lugar Betel, † Casa de Deus. Anteriormente, a cidade chamava-se Luza.
20.Jacó fez, então, este voto: “Se Deus estiver comigo e me proteger nesta viagem, se ele me der pão para comer e roupa para vestir,
21.e se eu voltar são e salvo para a casa de meu pai, então o SENHOR será meu Deus.
22.Esta pedra que ergui como coluna sagrada será transformada em casa de Deus, e eu te darei o dízimo de tudo o que me deres”.
Gênesis 32
25.Quando depois ficou sozinho, um homem se pôs a lutar com ele até o raiar da aurora.
26.Vendo que não podia vencê-lo, atingiu-lhe a coxa, de modo que o tendão da coxa de Jacó se deslocou enquanto lutava com ele.
27.O homem disse a Jacó: “Larga-me, pois já surge a aurora”. Mas Jacó respondeu: “Não te largarei, se não me abençoares”.
28.E o homem lhe perguntou: “Qual é o teu nome?” — “Jacó”, respondeu.
29.E ele lhe disse: “Doravante não te chamarás Jacó, mas Israel, porque lutaste com Deus e com homens, e venceste”.
30.E Jacó lhe pediu: “Dize-me, por favor, teu nome”. Mas ele respondeu: “Para que perguntas por meu nome?” E ali mesmo o abençoou.
31.Jacó deu àquele lugar o nome de Fanuel, pois disse: “Vi Deus face a face e minha vida foi poupada”.
32.O sol surgia quando ele atravessava Fanuel; e ia mancando por causa da coxa.
Mensagem:
Todas as pregações dirigidas a Jacó que ouvi durante meu tempo como membro ouvinte de Igreja referiam-se a esse homem com sendo enganador, mau caráter e que não deveríamos tomar seu comportamento como exemplo a ser seguido durante nossas vidas.
Após minha formação Teológica tomei a mesma história com intuito de enxergar algo mais que um trapaceiro, que um enganador e esta mensagem é o resultado do estudo da Palavra de Deus que comprovam que realmente continuam a ser pregadas mensagens baseadas em sermões antigos que passaram de gerações em gerações de pastores e que não se deram ao trabalho de reavaliar essas mensagens pregadas com o passar dos anos.
Jacó do hebraico transliterado Ya’akov não representa um enganador e sim suplantador que segundo dicionários consultados significa aquele que passa por cima, vence, calca, etc. A confusão se dá pela raiz da palavra ser calcanhar, ya’akev em hebraico.
Em Gênesis 25.23 está claro que o próprio Senhor respondeu à Rebeca de forma clara que seu escolhido era Ya’akov, logo, tudo deveria conspirar para o êxito deste homem e não o de seu irmão `Esav pois este daria origem a um dos rivais do povo israelita, os famosos edomitas.
A Jornada de Jacó não foi nada fácil para um homem que segundo as pregações era um enganador, a começar pela fuga da ira de seu próprio irmão que não se contentou em ter seu irmão gêmeo, porém de inteligência superior suplantando-o.
Em Genesis 28.15 a prova cabal de que Deus estava com Jacó numa das mais lindas promessas feitas pelo Senho a um mero mortal diz: ‘Estou contigo e te guardarei aonde quer que vás, e te reconduzirei a esta terra. “Nunca te abandonarei até cumprir o que te prometi”’ e ao acordar do sonho como um homem de bom senso Jacó fez, então, este voto: “Se Deus estiver comigo e me proteger nesta viagem, se ele me der pão para comer e roupa para vestir, e se eu voltar são e salvo para a casa de meu pai, então o SENHOR será meu Deus.” Para alguns esta oração seria de dúvida mas, se olharmos bem veremos a oração de um homem que havia tido um dia turbulento e que queria se certificar de que, quem realmente falara com ele era Deus, tanto é que o Próprio Altíssimo não o repreendeu pelo seu voto.
E o Final em Gênesis 35.25-32 a reza que ele era realmente um homem que veio pra vencer e para isso teria que demonstrar força, coragem e acima de tudo respeito, ao lutar com Deus e “Vencer” (e estes não são adjetivos de um enganador).
Concluindo, hoje, sei que muitas mensagens pregadas deveriam ser recicladas e acima de tudo estudadas, como o próprio apóstolo Paulo em Romanos 12.1 fala sobre culto racional.
Sim, devemos ser fortes, corajosos, dispostos e determinados como Jacó (Ya’akov) o suplantador de obstáculos e vitorioso segundo a vontade de Deus.
Não tenham medo de confrontar seu líder religioso se ele vier com mensagens desgastadas e erradas a respeito deste importante homem da fé ou será que Deus ao se referir aos patriarcas de Israel omite o nome de Jacó, não, Ele fala em diversas passagens sempre mencionando Abrão, Isaac e Jacó que inclusive é pai das doze tribos que originaram a nação de Israel, logo se Deus é verdade e não compactua com a mentira quem fala contra Ele é que é o mentiroso.
Essa é minha e minha oração desta semana, que todos possam ser como Jacó e lutar para vencer os obstáculos que a vida e as pessoas nos impõem.
E que a Graça infinita e gratuita de Deus Pai permaneça sobre nós até a consumação de sua Santa vontade, Amém!