DEVAGAR QUASE PARANDO – 5 ...
 
 
 
No texto anterior: DEVAGAR QUASE PARANDO – 4... estivemos (conforme foi dito) analisando algumas questões, relativas à auto estima do ser humano; e, conforme foi dito, esta série de textos: DEVAGAR QUASE PARANDO... não tem a ver com um ritmo devagar da sociedade onde estamos, que se diz desenvolvida mas que amarga índices de atraso crônico, que se diz evoluída, mas que está convivendo com coisas tão atrasadas (e ultrapassadas) como preconceito, desigualdade, exclusão e similar... MAS, tem a ver com a mania do ser humano se achar com baixa alto–estima... Considerando que sou cristão–evangélico, analiso as coisas conforme está escrito na BÍBLIA; e o fiz considerando o Livro dos Números, quando o povo se sentiu como gafanhotos (Números 13)....


Conforme dissemos em outros textos, temos as condições necessárias à vida bem sucedida, e não se entende como estamos no caos, sem a compreensão de um ser humano desobediente e rebelde ao seu criador...


PRIMEIRO: Devemos amar a verdade, ainda que isso nos custe caro...

Lembro que, a vida do ser humano no hoje (e no amanhã) terá muito a ver com o alicerce sobre o qual ele edifica (e sobre o qual edificou ontem)... Por exemplo, o parente foi candidato e após o resultado desfavorável (nas urnas), encontrou alguém querendo saber como ele estava... Como disse (jurando de pés juntos) que votara no parente, o parente perguntou qual teria sido o local de votação... E, onde ele disse (sem saber que eu votara lá e minha esposa também), o parente somente tivera dois votos...

Essa ilustração indica que, o ser humano nos dias atuais, precisa rever seus conceitos, princípios e valores, porque sem perceber, achando que somente DEUS sabe todas as suas intenções, algumas podem ser checadas pelo que hipocritamente o ser humano revela em suas aparentes hipocrisias...


SEGUNDO: Devemos viver a verdade, ainda que isso nos custe caro...

Lembro que, a vida do ser humano não é apenas o que ele acha, mas o que é... Certa vez, alguém fora punido após infrutíferas tentativas de se livrar de acusações... O que um dos acusadores disse foi que: além de ser honesta, a pessoa tem que parecer ser honesta...

Essa ilustração indica que o ser humano (por livre e espontânea pressão) fez opção por ter ao invés de ser... Assim, estamos numa época quando, dependendo do desenrolar dos acontecimentos, pessoas precisam serem mais cautelosas em como vivem, porque além de ser, é preciso parecer ser...


TERCEIRO: Devemos torcer para que as demais pessoas também amem e vivam a verdade...

Ontem vi quando na vizinhança alguém lavava a calçada com a mangueira ligada (estamos enfrentando um racionamento d’água) e, possivelmente as pessoa estava preocupada apenas consigo mesma...

Esta ilustração indica que o ser humano está na onda do todos por mim (como dizem)... Afinal, quando se gosta de ser assim, nem se consegue perceber nada do momento seguinte... E, infelizmente, tudo indica que estamos apenas no início de um longo período sem chuvas e, o que isso teria a ver com quem mora no campo ou na cidade, no nordeste brasileiro ou no sul da Europa...

A CORDA BRASIL...
 
 
 
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 29/10/2012
Código do texto: T3958073
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.