TEXTO IMPFAV
(2 Co 12: 10) Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de CRISTO. PORQUE QUANDO ESTOU FRACO ENTÃO SOU FORTE.
Quando o apóstolo Paulo declara, fortemente, “sentir prazer” no que, comumente rejeitamos - o sofrimento, nos instiga à meditação e conclusão de que, essa fortaleza espiritual existente em Paulo é peculiar, aos que comungam profundamente com Deus. Não se trata de masoquismo, mas de suportar adversidades, através da fé, em Cristo Jesus; de através do sofrer, do esvaziar-se do próprio eu, preencher-se do Espírito Santo e abundar em Sua força - PORQUE QUANDO ESTOU FRACO ENTÃO SOU FORTE e/ou, (Gl 2:20). Já estou crucificado com Cristo; e, vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim.
Sabemos que sem fé é impossível agradar a Deus. Poderemos indagar: Qual a relação de fé, com a temática em questão?
É a fé que impulsiona o homem a prosseguir; mesmo que essa fé seja pequena, como um grão de mostarda ( Mt 17:20).
O que impulsionou Jó a prosseguir, a superar os apontamentos da mulher, e, dos “amigos;” a superar, ainda, a perda de todos os seus bens e, a enfermidade que lhe assolou... Foi a sua fé.
Devemos, porém, exercer uma fé consciente, jamais levada pelo fanatismo, fundamentada na Palavra do autor e consumador de todas as coisas – Jesus.
O homem que não tem comunhão com Deus, ou, o conhece de ouvir falar; costuma atribuir a “força” que emana de si, e, que o impulsiona a seguir metas e, alcançar os seus objetivos a sua perseverança, perspicácia, autodeterminação, capacitação, a tudo e/ou a qualquer coisa... Menos a Deus.
Diante das grandes adversidades, do caos, dos problemas que o dinheiro não compra que, a medicina fica impotente; que homem algum e nem coisa alguma, pode solucionar... Esta “força”, é chamada de Deus – O Unigênito; o dono da vida e da morte; o Alfa e o Ômega; o Princípio e o Fim; o que antes de tudo ser, já era! O Santo de Israel... Jesus, o Poder, operante.
O homem que teme a Deus, a Ele atribui à honra, a glória, e a força que de si emana. Diante das adversidades, faz suas às palavras do apóstolo Paulo (2 Co 12:10) (... Porque quando estou fraco então sou forte.)
É no espírito quebrantado que, o Poder de Deus se revela mais intensamente, para que possamos testificar a veracidade de Sua pessoa (Gl 2:20). Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
(... Não mais vivo eu Cristo vive em mim...) Isto, é renúncia, é se deixar preencher pelo Espírito Santo de Deus. Não haverá espaço para fraquezas, simplesmente, por se anular, para que Deus resplandeça.
Dessa forma poderemos dizer: “Posso todas as coisas Nele que me fortalece.” ( Fp 4:13) Porque o poder de Deus se aperfeiçoa na minha fraqueza... Diga o fraco sou forte.
Bpª Rogessi de A. Mendes