Por que tantas pessoas se inspiram em maus exemplos?
E sempre preferem caminhar com a multidão, mesmo que a maioria a leve ao precipício!
Imagine uma situação...um jovem belo, cheio de testosterona, no auge da sua virilidade, bem atraente, e desperta olhares de várias jovens, e em especial de uma mulher muito bonita, madura, rica, poderosa; perfeita para se relacionar, e viver uma tórrida estória de amor, mas só que tinha um pequeno detalhe, ela era casada, e esposa do seu patrão, senhor.
Se ele buscasse conselhos com jovens da sua idade, o que os seus amigos diriam?
"Ah, se fosse comigo, eu nem pensava...já estava vivendo essa aventura!"
Outro talvez dissesse..." Você é muito tolo, ainda está pensando no seu senhor, no seu maior algoz....nem pensar...eu já estava me relacionando com ela!"
E se esse jovem fosse seguir os conselhos, os passos da maioria, ele cometeria adultério com essa mulher, e seria desleal, infiel ao seu senhor que o acolheu, ajudou!
Mas o mais grave é que seria infiel a Deus, e perderia a sua amizade, comunhão com Ele!
E esse jovem, ainda inexperiente no amor, disse não a essa mulher, e não ficou perto dela, brincando com o perigo, se achando santo, forte, que vence todas as tentações...ele percebeu as suas fragilidades, reconheceu o quanto a carne é fraca, o quanto ela nos engana, trai...e o que ele fez?
Disse não a primeira vez, e o pior, foi novamente tentado, e pela segunda vez disse não e fugiu sem olhar para trás. Gn 39:7-9
Soube dizer não ao manjar maligno tão bem preparado, embalado e sedutor!
E aconteceu que, falando ela cada dia a José, e não lhe dando ele ouvidos, para deitar-se com ela, e estar com ela,
Sucedeu num certo dia que ele veio à casa para fazer seu serviço; e nenhum dos da casa estava ali;
Sucedeu num certo dia que ele veio à casa para fazer seu serviço; e nenhum dos da casa estava ali;
E ela lhe pegou pela sua roupa, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua roupa na mão dela, e fugiu, e saiu para fora. Gn 39:10-12
Quantos jovens agiriam da maneira que José agiu? Dizendo não a sedutora mulher de Potifar?
São exemplos dignificantes como o de José que deve nos inspirar; ele nunca caduca, ele sempre será atual para nós; e não os maus exemplos, que todos dias vemos nas programações dos canais de televisão, nas revistas, nos filmes, na internet, etc; que nos envergonham, e nos guiam para um precipício, maior abismo!
Nunca sai de moda, valores eternos, como a fidelidade, a lealdade ao nosso próximo, e o mais importante temos de ter temor ao nosso Senhor, e não O entristecermos; Ele é santo, fiel e nos chama para sermos santos e fiéis!
José agiu com fidelidade, lealdade, com todos que se aproximaram dele, mesmo que eles fossem inféis com ele, como aconteceu com seus irmãos, e mesmo assim, ele jamais os tratou com infidelidade, e sim, com muito fidelidade, lealdade, e não os abandonou quando mais eles precisavam!
Gn 50:19-21
E são esses exemplos que devemos nos inspirar, e praticar!
E com certeza, o Senhor o abençoará e tudo que fizeres, prosperarás, porque Ele estará contigo, o Teu Fiel Amigo! Gn 39:2-3,21,23
Deixando de lado o abismo que quer nos atrair, e nos tragar! Sl 42;7