A maioria das mulheres se enfeitam, se adornam, com brincos, pulseiras, colares, correntes, anéis, relógios, jóias, bijouterias em geral; é uma característica bem feminina de se arrumar e querer ficar mais bonita.
Mas quando essa característica toma muito o seu tempo, e é motivo de sua atenção, preocupação; já não é benéfica, inclusive têm vários versículos bíblicos que nos alertam, exortam, quanto aos malefícios das vaidades . 1 Pe 3:3; Is 3:18; Ez 23:26
Talvez até inspirando a Lutero a escrever algo que eu discordo, e quero compartilhar com vocês!
" O pior adorno que uma mulher pode querer usar é ser sábia."
Discordo veemente, e o mais precioso adorno que uma mulher pode usar é a sabedoria, sendo uma mulher sábia!
Meditando sobre esse tema, encontrei uns versículos que narram sobre uma mulher sábia, não é dito qual era o seu nome, mas não importa, mas importa o quanto ela foi sábia, evitando que sua cidade fosse invadida, e sofresse represálias do comandante Joabe, grande aliado de Davi, responsável de conter uma rebelião, liderada por um homem de Belial, chamado Seba; e esse homem tinha se escondido na cidade que morava essa mulher, a cidade de Abel de Bete-Maaca.
Não é narrado se essa mulher era casada, se tinha filhos, parentes, familiares, mas é narrado a sua coragem, ousadia, determinação, em sozinha, enfrentar Joabe; uma muralha os separava, mas isso não foi uma barreira para que sua voz não fosse ouvida:
Então uma mulher sábia gritou de dentro da cidade: Ouvi, ouvi, peço-vos que digais a Joabe: Chega-te aqui, para que eu te fale.
Chegando-se a ela, a mulher lhe disse: Tu és Joabe? E disse ele: Eu sou. E ela lhe disse: Ouve as palavras da tua serva. E disse ele: Ouço. 2 Sm 20:16-17
E Joabe se aquietou e ouviu essa mulher; ela o fez mudar totalmente de idéia, ao narrar o passado desse povo, que eram pacíficos e fiéis, e que eram tementes ao Senhor, inclusive ela, sua adoradora e seguidora.
E Joabe teve confiança de lhe contar a razão da sua incursão sobre a sua cidade, que vinha capturar o líder de uma rebelião contra o rei Davi, e ele só queria a sua cabeça, que eles jogassem por cima do muro; e essa mulher foi o porta voz dele, e por suas palavras, sua extrema sabedoria, ela conseguiu convencer a seu povo, a capturar e a matar Seba, e jogar a sua cabeça por cima do muro, conseguindo evitar uma tragédia. 2 Sm 20:22
Os atos dessa mulher tão sábia se perpertuaram até os nossos dias, e o quanto essa mulher foi usada pelo Senhor, para convencer um homem, que estava acostumado a lidar com outros homens, e pela cordialidade, inteligência, e sabedoria dessa mulher , ele se aquietou para ouvi-la...só uma mulher, inspirada pelo Espírito Santo, poderia ter agindo assim, com tamanha tranquilidade e senso de responsabilidade pelo bem estar do seu povo.
Aí fico meditando...será que também não havia homens sábios nessa cidade? Já que eles eram pacíficos e fiéis?
Como essa mulher chamou a atenção do Senhor?
Como podemos chamar a atenção Dele e sermos usadas por Ele?
Com certeza, não chamaremos a atenção do Nosso Amado Senhor apenas nos preocupando em comprar e usar adornos; e sim, chamaremos Sua atenção, ao usarmos o precioso adorno, a sabedoria que Ele nos lega, para sermos pacíficas, fiéis servas, do Seu Reino!
A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro.
Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.
Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada. Pv 31:25-26, 30