EU, UM SERVO?

“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor.” (Atos 3.19).

Quando ainda éramos pequenos, nossos senhores eram nossos pais. Quando nos tornamos maiores, nos tornamos senhores de nós mesmos. Se arranjamos um emprego teremos novos senhores que são os nossos empregadores. Quando nos tornamos discípulos de Jesus então nos tornamos servos do Deus altíssimo. O domínio de Deus em nossa vida nos conduz à salvação eterna.

“Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” (Romanos 10.9).

Existem pessoas que entregam a sua vida, conscientemente, ao senhorio do Diabo. Por falar nisso, o Diabo é o príncipe do submundo do pecado e todos os que vivem no pecado estão, querendo ou não, debaixo do senhorio do Diabo.

Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. (Efésios 2.2).

Jesus veio ao mundo para nos salvar, mas deixou bem claro para os seus seguidores: “Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando.” (João 15.14).

Imagine um trono em seu coração.... Agora, imagine alguém assentado sobre ele e reinando sobre a sua vida.... Quem está reinando sobre a sua vida? Quem tem a direção do seu viver? O eu? Alguma pessoa? O Diabo? Jesus? O destino da sua alma depende desta resposta. Jesus quer reinar em toda a amplitude do seu viver. Veja esta ilustração:

“Um certo homem convidou a Jesus para pousar em sua casa. Jesus aceitou e foi conduzido a um quarto, no segundo andar daquela casa, com a seguinte observação:

- Senhor, fique à vontade neste quarto!

Sendo alta a noite, o Diabo visitou aquela residência e aprontou uma grande quebradeira, tanto no primeiro, como no segundo andar.

No outro dia o pai de família indignado disse a Jesus:

- Como é que eu o convido para pousar em minha casa e o Senhor deixa o Diabo fazer aqui tamanha bagunça?

Ao que Jesus lhe respondeu:

- Entre no quarto em que me deixaste à vontade e veja que tudo ali está em ordem!

- Está bem! Disse o homem. Deixarei que o Senhor fique à vontade em todo o pavimento superior.

Saiu, e deu ordens aos seus criados para que a casa fosse colocada em ordem novamente.

Veio a alta noite e com ela o Diabo. Nova quebradeira. O homem se levanta pela manhã e, com mais vigor interpela ao Senhor Jesus:

- Deixei-lhe à vontade em toda a metade da minha mansão e o Senhor não me valeu contra o Diabo.

Disse-lhe Jesus:

- Venha e veja a metade da casa em que eu pude estar à vontade. Tudo está em perfeita ordem!

Aquele homem então, entendeu que era preciso deixar Jesus à vontade em toda a extensão da sua casa. Então disse a Jesus:

- Senhor, fique à vontade em toda a minha casa.

Na outra noite, veio o Diabo. Jesus foi receber-lhe na entrada principal. O Diabo fugiu e nunca mais voltou àquela casa.” (autor desconhecido)

Jesus não aceita dividir o trono do seu coração com ninguém. Ele quer reinar sozinho sobre a sua vida. Em compensação, você será um invicto, um vencedor. A Bíblia nos diz: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará.” (Salmos 37.5).

A vantagem de entregarmos nosso caminho ao Senhor é que, além das decisões da vida, entregamos a ele nossas angústias, nossas decepções, nossas ansiedades, nossas fraquezas, ao mesmo passo que Ele nos faz um gigante com seu braço poderoso. Aí, perdemos o medo do futuro, da morte, do Diabo e de tudo mais que nos possa ameaçar.

Antes de entregarmos à vida éramos escravos dos vícios e do Diabo. O Diabo escraviza, ao passo que Jesus, o novo Senhor, indica um caminho e dá a sua vida pelas suas ovelhas: “Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” (João 10.11).

Jesus, o nosso no Senhor é mais forte e mais valente do que o diabo e se ancorarmos sempre nele não faltaram as lutas, mas a vitória final será nossa.

Mas, se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente a vós é chegado o reino de Deus.

Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança está tudo quanto tem; Mas, sobrevindo outro mais valente do que ele, e vencendo-o, tira-lhe toda a sua armadura em que confiava, e reparte os seus despojos. (Lucas 11.20-22).

Portanto, é uma imensa alegria ter a Jesus como Senhor porque além de ser o mais poderoso senhor é também, o mais amável e bondoso. Devemos ter em mente, no entanto que Jesus não divide a sua casa com o Diabo. Ou o trono será seu ou será do Diabo. Não podemos servir a dois senhores.