SEMEANDO A PALAVRA DE DEUS.74
ESTUDO BÍBLICO

 


GUARDAR A FÉ:

Essa expressão tornou-se tão conhecida e tão comum que nos esquecemos de que tem origem na Bíblia e se refere à fé em Cristo. O apóstolo Paulo, que aparentemente esperava morrer pouco tempo depois, escreveu a seu jovem amigo Timóteo: "Combati o bom combate, terminei a carreira, guardei a fé" (2Timóteo 4:7). "Com bater o bom combate" passou a ser uma expressão usada com frequência entre os Cristãos.

SUOR DE SANGUE:

O evangelho de Lucas narra a angústia de Jesus no jardim do Getsêmani. Sabendo que em pouco tempo seria preso e executado, Jesus orou ao Pai "mais intensamente; e o seu suor era como gotas de sangue que caíram no chão" (Lucas 22:44).

PENTATEUCO:

É o mesmo que Torá, os cinco primeiros livros da Bíblia. No grego, a palavra significa "cinco ferramentas". Os judeus usavam algumas vezes a palavra Torá para fazer referência no qual baseavam suas crenças, mas o Pentateuco refere-se apenas aos cinco livros tradicionalmente chamados "livros de Moisés", por ser ele a principal personagem e tradicionalmente um dos principais autores.

ALELUIA:

A palavra hebraica original significa "louvem ao SENHOR". O termo aparece muitas vezes em Salmos (geralmente como louvem ao SENHOR" em vez de "aleluia". É encontrada no Novo Testamento apenas no livro de Apocalipse, mais especificamente em 19:6: "Aleluia!, pois reina o Senhor, o nosso Deus, o Todo-poderoso". Haendel incluiu essa palavra em seu magnífico coro "Aleluia" de O Messias.

DAR GRAÇAS:

Para muitas pessoas, e única lembrança que lhes vem à mente acerca da oração é a de ter ouvido alguém dando graças antes das refeições. É uma prática Bíblica? De fato, é. A pessoa mais ilustre que fez isso foi Jesus. Vários trechos dos Evangelhos mencionam Jesus dando graças antes de comer. Os Evangelhos dizem que ele (Jesus) "olhava para o céu" quando dava graças.


Que Deus abençoe ricamente a todos em sua graça, paz e misericórdia, sobremodo grandemente em seu amor, por Cristo Jesus, o Justo.


AUTOR DO ESTUDO: 
RayKorthizo Perez



Agradeço ao poeta RayKorthizo Perez por permitir
a publicação do seu estudo bíblico na minha escrivaninha. 




Fernanda Xerez
Enviado por Fernanda Xerez em 27/09/2012
Reeditado em 27/09/2012
Código do texto: T3904009
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.