FÉ DEMAIS e FÉ DO PEQUENO BULE ...

A questão da fé tem sido considerada da forma como cada um entende e, isso faz com que exista dúvidas e dúvidas ao invés de haver compreensão equilibrada...

Por um lado existe gente considerando fé como algo meramente produto religioso e existe gente considerando fé como fruto da religiosidade popular...


Aproveitando a oportunidade, faria uma pequena pausa (antes de diferenciar os dois tipos de fé) pra dizer que, sem entrar no mérito da questão (linguagem técnica), RELIGIÃO é a religação do ser humano com DEUS (conforme a teologia cristã) e RELIGIOSIDADE POPULAR é a maneira da população desenvolver (na prática) a expressão religiosa (conforme o próprio entendimento)... Por isso, algumas vezes é uma forma distorcida de manifestação religiosa...


Entre o ensino de JESUS CRISTO, o Emanuel = DEUS CONOSCO (conforme a BÍBLIA), existe muita diferença de práticas encontradas na religiosidade popular... Por exemplo: Nos e4nsinmos de JESUS, não encontraremos coisas como sal grosso, rosas ungida, água benta, rezas de terços, etc... ANTES, se vê misericórdia, justiça (independente de nível social), etc... Vez por outra, encontraremos alguém que diz: Parece que minha oração é fraca, porque não estou recebendo o que peço...


Continuando, a questão iniciada (sobre ter muita fé ou pouca), diria que numa pequena demonstração sobre os efeitos (práticos) da religiosidade popular, podem ser vistos em algumas ironias da população: Dizem que ter FÉ DEMAIS não cheira bem... E, quando a fé de alguém é pequena seria alguém do bole pequeno, porque num bule pequeno cabe pouco café (POU – CA – FÉ)...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 21/09/2012
Código do texto: T3893898
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.