NEM SÓ DE PÃO VIVERÁ O HOMEM

“E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus.” (Lucas 4.4).

O homem natural faz várias refeições diárias para que mantenha uma boa saúde física. Os especialistas recomendam que façamos refeições a cada três horas. O homem espiritual, assim como o homem natural, necessita de alimento para que mantenha a boa saúde da alma.

Jesus nos ensina que “nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.” (Mateus 4.4).

Na Bíblia estão registradas as palavras que Deus revelou aos seus profetas, ao seu Filho e aos apóstolos. São essas palavras que alimentam a nossa alma, sendo assim, todo cristão deve fazer da Bíblia o seu alimento espiritual diário.

Devemos nos alimentar da Bíblia porque ela produz fé, como ensina o apóstolo Paulo: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Romanos 10.17).

Devemos nos alimentar da Bíblia porque ela é a fonte de ensino para a vida do cristão:

E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. (2Timóteo 3.15-17).

Devemos nos alimentar da bíblia porque ela é como uma luz que alumia o caminho por onde devemos andar na presença de Deus, como ensina o salmista:

“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” (Salmos 119.105).

Na nova vida em Cristo é saudável sentir fome e sede de da Palavra Deus. Isso é muito saudável, é como uma criança que procura o seio de sua mãe para amamentar-se. Devemos procurar a Palavra de Deus todos os dias para reabastecermos nosso organismo espiritual.

A Bíblia deve ser lida diariamente e sistematicamente pelo cristão, de modo que, num tempo determinado, ele conclua a leitura de todo o Livro Sagrado. A leitura sistemática da Bíblia fornece um material maravilhoso para que o Espírito Santo possa trabalhar na vida do crente, objetivando tanto o crescimento pessoal como a evangelização e edificação de outras pessoas.

Jesus adverte que o homem que não conhece as Escrituras comete erros na compreensão da vontade de Deuspor seu desconhecimento:

Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. (Mateus 22.29).

Certa vez Jesus teve muita pena da multidão que estava há três dias com Ele num lugar deserto. Após constatar a impossibilidade de liberar aquela multidão faminta para ir ao seu lugar de origem, mandou que os discípulos os organizasse sobre a relva, de cinqüenta em cinqüenta.

Em seguida, tomou cinco pães e dois peixinhos que lhe foram trazidos e começou a distribuí-los, enquanto um milagre de multiplicação se fazia. O milagre foi tal, que todas as pessoas comeram e ainda sobrou bastante alimento.

Muitas pessoas, das que presenciaram o milagre, começaram a andar atrás de Jesus, pensando que sempre que tivessem fome, Ele multiplicaria comida. Foi quando Jesus repreendeu tais pessoas dizendo:

Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará. (João 6.27).

Nosso novo alimento é espiritual e é dado pelo próprio Jesus. Ele nos deu as palavras de vida eterna para que, por elas vivamos.

Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. (João 6.68)

Nosso novo alimento espiritual nos torna fortes para vencer as propostas do mundo e de satanás. Quem vive bem alimentado a Palavra de Deus não fica aqui e acolá, procurando alimentos prejudiciais à saúde espiritual como são as más literaturas porque, para o discípulo de Jesus as coisas velhas já passaram.

O nosso homem natural se fortalece com alimentos naturais, ao passo que, o nosso homem espiritual se fortalece com o alimento espiritual que é a Palavra de Deus.