Quaresma 

     Os cristãos católicos logo após o carnaval entra num retiro quaresmal. Serão 40 dias de profundo silencio, penitencia e reflexão sobre o grande mistério do amor de Deus, que envia para a humanidade Seu filho e assim, cumpre a grande promessa feita desde o inicio. Libertar e resgatar a humanidade do pecado abrindo a todos nós a possibilidade da Vida Eterna. 

     Iniciamos o tempo da quaresma na quarta-feira de cinzas, onde nos reconhecemos nossa pequenez para enxergar a grandeza de Deus. Reconhecemos que somos pó e ao pó retornaremos. Como disse Jesus, se a semente não morre, ela não pode germinar. Assim, também, se não reconhecemos que somos pequenos e que precisamos de Deus para nossa vida; se não despirmos do orgulho, da vaidade, do egoísmo não conseguimos experimentar das grandezas do Reino dos Céus. A quarta-feira de cinzas também tem este objetivo reconhecer nossa pequenez e a necessidade de Jesus em nossa vida. 

     Pois bem, quaresma é este tempo de preparação, um tempo de profunda interiorização; um tempo onde preparamos nosso Espírito para viver o grande mistério da paixão de Jesus. Com a morte de Jesus Deus realiza o grande sacrifício que basta aos outros. O próprio Deus sacrificado em expiação aos nossos pecados e dos do mundo inteiro. 

     A igreja no Brasil aproveita este tempo quaresmal para provocar nos cristãos intensas reflexões sociais, isto é, procura despertar nossa missão aqui na terra quanto às realidades as quais vivemos. Somos todos os irmãos e filhos de um mesmo Pai, sendo assim, devemos estar sempre comprometidos ao amor, a solidariedade e a fraternidade. Devemos estar sempre atendo ao que ocorre do nosso lado, no nosso dia a dia. Sendo assim, em cada tempo quaresmal olhamos para uma determinada realidade para despertar a atos e ações de mudança de comportamentos. Não podemos viver com os olhos voltados para o alto e manter-se indiferente ao nosso redor. 

     Que cada um de nós possamos aproveitar este tempo que se inicia fazemos uma revisão de vida sobre nossas atitudes, nosso comportamento em relação ao que andamos pensando e buscando. Que este tempo longo de reflexão seja propicio para aproximarmos cada vez mais de Deus afastando-nos de tudo que possa tirar o brilho da nossa felicidade, e também destruindo a felicidade do outro. 

     Que a quaresma tenha a força de nos abrir ao perdão; de abrir o nosso coração e fazermos enxergar que muitas vezes embora não percebemos ao solidarizarmos com certos conceitos que o mundo prega, estamos sendo solidários com a cultura da morte. Enfim, que conseguimos pela luz do Espírito Santo perceber todos os ensinamentos durante a vida de Jesus, mas, sobretudo, enxergar que sua paixão foi para defender a Vida e cabe a cada um de nós continuarmos esta pratica em defesa da vida em qualquer situação.
Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 19/02/2007
Reeditado em 19/02/2007
Código do texto: T386550