CURTIR, CUTUCAR, COMENTAR OU COMPARTILHAR?
Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer (1Co 1.10).
O Facebook é um serviço de rede social onde estão interligados milhões de computadores espalhados por vários países do mundo. No FACE, como é mais conhecido pelos seus usuários, existem algumas funções que valem a pena entendermos para que servem e como são usadas. A opção Curtir é um recurso que permite ao usuário sinalizar que “gostou” de uma foto, uma postagem ou vídeo e etc. A opção Cutucar é uma forma, sem forma, onde os usuários podem interagir; isto é, as “cutucadas” são maneiras diferentes de se chamar a atenção. A opção Comentar busca colher especificamente a opinião dos usuários sobre uma postagem, seja de vídeos, ou fotos e etc. Já na opção Compartilhar, se espera que aquela foto, ou aquela noticia, ou aquele vídeo, enfim, seja “passado para frente”, de modo que o maior número possível de internautas tome conhecimento do fato.
Ao olharmos para a Igreja dos coríntios percebemos que o apóstolo Paulo dá vários alertas, a partir do capítulo um, sobre o “o quê” andavam “curtindo”, “cutucando”, “comentando” e “compartilhando”. Primeiramente, observamos que Paulo “não curtiu” a divisão que havia na Igreja de Corinto: “Me foi comunicado [...] que há contenda entre vós...” (11). Paulo não aprovou a existência dos “paulinos”, nem dos “apolinos”, nem dos “petrinos” e nem tão pouco dos “cristinos”. Contra a existência de facções na Igreja, o apóstolo pergunta: “Está Cristo dividido?” (13). Em segundo lugar, Paulo ensina o perigo dos que tentavam “cutucar” o ensino da Palavra de Deus: “Os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria” (22); e ensina que “para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus” (24). Em terceiro lugar, Paulo adverte contra os comentários e ensinos errôneos de que ‘Deus chama somente os poderosos ou os que se destacam’: “... Vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados” (26). Por último, Paulo quer compartilhar e que todos, na Igreja de Corinto, também compartilhem a verdade de que “aquele que se gloria, glorie-se no Senhor” (31).
Trazendo para os nossos dias, respondamos: Vamos curtir desavenças ou contendas? Iremos cutucar a Palavra de Deus, de modo a manipular a verdade? Como comentamos o que temos aprendido, segundo a Palavra de Deus? Como compartilhamos o evangelho