A proposta de Jesus frente a Violência 

     As leituras deste domingo de certa forma falam sobre a realidade a qual o Brasil está vivendo em relação à violência. Por um lado, temos uma criança barbaramente assinada por jovens que vivem no mundo da criminalidade. Juntamente há um jovem que ainda é menor de idade para ser punido como as leis que são aplicadas para adultos. Por outro lado, temos uma família que foi destruída com a morte deste garoto e toda sociedade revoltada como os acontecimentos. Ainda há a família dos jovens que cometeram tal crime que de certa forma encontram também destruídos tanto pelo crime cometido por seus filhos quanto pela pressão da sociedade sobre estas famílias mesmo que indiretamente. 

     Saul está a procura de Davi para matá-lo e quando Saul está acampado dormindo é Davi que tem toda oportunidade de o matar . No entanto, seu coração é piedoso demais e ainda Davi reconhece em Saul que, com todos os seus erros é um ungido de Deus e não mancha suas mãos de sangue. Porem deixa que Saul saiba que ele ( Davi ) teve a oportunidade de matá-lo. Este seu jesto procura mostrar o respeito que tem por Deus é pelo homem que representa Saul mesmo numa condição de pecado. 

     Esta mensagem trazendo para os dias atuais nos serve para refletirmos que jamais devemos pagar na mesma moeda o que nos fazem. É preciso reconhecer em cada pessoa a imagem de Deus e procurando sempre por meio de demonstrações de amor e solidariedade que mesmo as pessoas errando jamais devemos agir da mesma forma seja por meio da lei, ou seja fora dela. 

     Paulo diz que há o homem humano que é fruto da natureza, da carne e assim, sempre caminhará contra aquilo que é do espiritual. No entanto, fala também que Jesus é o homem espiritual que não veio da carne e sim do Espírito. É preciso que o homem humano se revista da graça do homem espiritual para vencer a própria carne e desta forma poder vencer as tentações da carne, conseguindo viver aquilo que para o homem humano é impossível. 

     No evangelho Jesus nos propõe atitudes e comportamentos impossíveis de serem vividos caso não nos revestimos do homem novo como perdoar a quem nos faz um mal; caminhar lado a lado com quem nos persegue; jamais desejar mal a quem nos tira tudo de nós. Enfim, nos dar a outra face a quem nos bate numa. E ainda continua a dizer que seremos julgados pelas nossas atitudes diante ao outro. Seremos medidos com a mesma medida com que medimos. 

     A proposta de Jesus vai de encontro com a natureza humana e parece ser difícil de entender ou mesmo vive-la, porem, isto não é tão difícil se nós nos revestimos do amor por Jesus. Se deixamos que o homem espiritual o qual somos fale sobre o homem humano. Se entendermos que não somos deste mundo. Se compreendermos que somos muito mais que simplesmente natureza humana. 

     Finalizando esta reflexão é fundamental que entendamos que Deus é amor e ama todos e não temos o direito de atentar a vida do outro mesmo que este esteja vivendo de maneira errada. Se compreendermos que em Jesus todos nos tornamos novas criaturas. Enfim, acreditarmos com a ação que a proposta de Jesus não é tão difícil de entender e viver desde que reconhecemos no irmão a imagem de Jesus.
Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 17/02/2007
Reeditado em 18/02/2007
Código do texto: T384992