SONHO BOM – Justificativa do Tema ...

Gosto de dizer que o planeta vive (como que) numa ilha de problemas cercada por um oceano de crises (por todos os lados), a começar por uma crise de identidade (que faz com que o ser humano já não saiba quem é); seguida de uma imensa crise intelectual (que impede o ser humano de pensar de forma racional – inteligente) e, a partir daí, qualquer coisa dará início a outras crises...

A mensagem tem como motivo, a necessidade de pensar e de repensar a possibilidade de um rumo pra sociedade, a partir da mudança de atitude (pensamentos, palavras e ações) do ser humano... Religiosamente, essa mudança se chama conversão... MAS, na prática o ser humano vive a conversão de forma diferente do que ensina a BÍBLIA...

BÍBLIA – ensina a conversão como mudança de atitude (pensamentos, palavras e ações), fazendo com que, a pessoa passe a ter o estilo de vida diferente...

SER HUMANO – entende a conversão (mudança de atitude: pensamentos, palavras e ações), da mesma forma que entende sua passagem de uma equipe a outra... – Lembro a história de um jovem que começou a frequentar uma igreja (talvez por causa de alguma paquera – Coisa comum em nosso meio), e quando o pastor da igreja perguntou o que o teria levado àquela igreja, ele respondeu: Já fui do clube tal e mudei para o clube tal e, consegui conviver bem com a mudança... Agora, estou aqui...


O texto base de nossa mensagem é o apelo que o apóstolo Paulo faz aos cristãos (conversos) na cidade de Roma (a capital do império ou o centro da civilização em sua época)...

Está escrito: Rogo–vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de DEUS, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a DEUS, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai–vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de DEUS (Romanos 12:1–2).


Numa indicação, clara de que a compreensão da conversão (pelo ser humano), está diferente do que a BÍBLIA ensina, pode ser entendida em nosso país, onde tem aumentado (a olhos vistos) o número dos que se dizem evangélicos (nas igrejas) e, a ética e os bons costumes estão piores (também a olhos vistos)...

Tem sido comum, o pregador do evangelho, citar textos na mensagem e o ouvinte (membro da igreja) demonstrar analfabetismo bíblico acentuado... Lembro que certa vez, quando foi inaugurada uma casa de shows na cidade, chamada de coliseu e, quando ilustrei o sermão dizendo que era o mesmo nome do local (em Roma), onde o império jogava os cristãos às feras, pera diversão da plateia...


PORTANTO, o texto de que fazemos uso para alicerçar a mensagem (Romanos 12:1–2), se justifica pela necessidade de aprender que a vontade de DEUS não deve ser confundida com os caprichos do ser humano...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 24/08/2012
Reeditado em 24/08/2012
Código do texto: T3846483
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.