CARL JUNG: Não Há Consciências Sem Dor

PSICOLOGIA E ESPIRITUALIDADE

ANTONI BIGCUORE*

Tomei contato com este pensamento, supostamente atribuído a Carl Jung, no Facebook e, achei super interessante, para uma reflexão mais aprofundada.

Diz Carl Jung: “Não há despertar de consciências sem dor. As pessoas farão de tudo, chegando aos limites do absurdo para evitar enfrentar a sua própria alma.

“Ninguém se torna iluminado por imaginar figuras de luz, mas sim por tornar consciente a escuridão”. ( Carl Jung – Psquiatra Suíço).

Geralmente, podem reparar, estamos sempre fugindo de nossas consciências ruins. Estamos, de tal forma ocupados com o mundo exterior, que não despendemos tempo com introspecções. Entrar em contato com a própria alma, para a maioria das pessoas, causa medo!

Sob a ótica cristã, ser iluminado é galgar os píncaros da espiritualidade; como o fizeram os chamados Santos; é imitar a vida do próprio Jesus Cristo. É seguir os seus passos. É fazer da própria vida uma forma de oração. É entrar em contato diariamente com o seu Projeto; é fazer a leitura orante da palavra de Deus, o que, no catolicismo cristão, chamamos de “Lectio Divina”. É alimentar-se, sobretudo, da Eucaristia, o maior de todos os Sacramentos. Pela eucaristia somos incorporados por Jesus.

É evidente, que quem assim optar, vai enfrentar muitos obstáculos pelo caminho; muitas incompreensões; muitas calúnias até; muitas traições.

Só para citar o caso do Pe. Pio de Pietrelcina, Itália, que foi caluniado por ter “os estigmas de Cristo” em seu corpo, sob alegação de serem falsos. São Bento chegou a escapar de um envenenamento dos próprios colegas do monastério! Santa Beatriz da Silva, que servia na Corte do Rei de Portugal, foi trancada num cofre, por ser muito linda, lindíssima, e despertou cobiça de toda corte e a Rainha, com ciúme mortal dela, tentou matá-la asfixiada. (foi salva por intercessão de Maria Santíssima e do Anjo Rafael, pelos quais nutria grande devoção.)

A ILUMINAÇÃO DA ALMA É UM LONGO PROCESSO! Quem quiser palmilhar esse caminho, terá de ter muita determinação, muita garra, muita disciplina e muita consciência dos próprios limites. É imperativo, por outro lado, muito estudo nos livros e muita “escavação” na própria alma e coração!. É uma verdadeira catarse diária; um longo aprendizado; uma longa paciência!.(eu estou tentando). (é o processo de autoconhecimento puro!)

Para eu que sou cristão, é me alimentar diariamente do espírito de Deus; materializado pelo pão de Sua palavra, contido nas Sagradas Escrituras; nos sacramentos sobretudo reconciliação e eucaristia. A eucaristia, por exemplo, é o maior e melhor combustível para a iluminação espiritual.

Doar-se aos mais carentes. Realizar toda semana atividades voluntárias de solidariedade: tipo, visitar doentes, levando-lhes uma palavra de conforto, de carinho e amor. Visitar creches, asilos etc.

Outra virtude super importante no processo de iluminação: é a BONDADE. A bondade é super importante ser desenvolvida. Só quem se doa ao outro, poderá ser feliz, ao fazer o outro também feliz.

É frequente ouvir isto dos futuros nubentes: Eu me caso para ser feliz. Quando, na verdade, deveriam dizer “eu me caso para fazer o outro feliz!”.

A pior da escuridão é a escuridão da ignorância!. Esta produz muitos estragos, inclusive, até a morte.

Por isso, que sempre enfatizo nos meus textos a importância da Espiritualidade. A palavra espiritualidade vem do latim “Spiritualis” é a tradução da palavra grega, “pneumatikos” que pode ser traduzida por “de acordo com o espírito” ou “cheio do espírito”. ( 1 )

Como sou cristão, para mim a Espiritualidade que defendo é a espiritualidade cristã, preconizada por Jesus em seus evangelhos. É a espiritualidade oriunda do próprio Espírito Santo de Deus.

Existem várias espiritualidades: cristã, judaica, islâmica, Hinduísta etc. Cada qual com seus atributos e postulados próprios.

O homem moderno sofre da pior doença de todas: a falta de Espiritualidade!

Já ficou provado, que a tecnologia não satisfaz aos anseios da alma humana!. É mera ilusão!. É quimera!. Devem ser encarados e usados como INSTRUMENTOS para melhorar a qualidade de vida das pessoas, visto que, no fundo, toda pessoa anseia por ser feliz. Mas nunca deixar-se dominar por ela.

Espiritualidade para o cristão é beber da fonte do Espírito Santo de Deus. Quem bebe desta fonte jamais terá sede, diz o Mestre Jesus. Ele é a verdadeira LUZ que nos ilumina, que guia os nossos passos, que nos inspiram a tomar as decisões acertadas.

Por outro lado, isto não invalida as “outras formas” de espiritualidade. Cada religião tem a sua espiritualidade própria. Seus ritos, sua “liturgia”, sua doutrina.

O mais importante é o ser humano se CONSCIENTIZAR de que ele é espírito, mente e corpo. Um ser TOTAL, indivisível, e que deve ser visto e analisado dessa forma, sob pena de não se encontrar o que chamo em minha tese de, EQUILÍBRIO HOMEOSTÁTICO DA PERSONALIDADE.(vide artigo no Recanto das Letras com este título: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore).

O que se chama “equilíbrio biopsiquico e emocional ou, ainda, tridimensional!

Vale a pena lutar por esse desafio! A recompensa na saúde total é nitidamente sentida por quem o pratica.

Saúde, paz, prosperidade, HARMONIA e muita alegria em seu coração, meu irmão e minha irmã! Shalom!

*****************************************************

NOTA DO AUTOR – Carl Gustav Jung, foi psiquiatra suíço e fundador da psicologia analítica. Nasceu em 26.07.1875 e faleceu lem 06.06.1.961. Fonte: Wikipédia.(sp.20.08.2012,2a feira).

*****************************************************

Fonte: ( 1) Espiritualidade e Entusiasmo,Paulinas Editora, Grun Anselm. ( 2 ) Bíblia Paulinas, edição pastoral, ano 1.989.

*****************************************************

(*)Autor é Escritor, cantor e compositor em São Paulo,Brazil. Conheça seus textos acessando o BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com e seu link: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore (mais de 430.000 acessos em sua página. Contém poesias, poemas, crônicas bíblicas, frases, pensamentos, músicas e vida saudável etc. Confira!(texto inspirado em sp.sp, 17.08.2012, 6a feira, às 8,47 hrs.)

*****************************************************