QUARTA LICAO DO DISCIPULADO
-Lição 04-
‘Conhecendo a Igreja’
Texto Bíblico:
‘Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus’ – (Efésios 2.19)
INTRODUÇÃO
Agora, você faz parte da Igreja, pois não apenas recebeu a salvação oferecida por Cristo, mas também foi incluído em sua família. A palavra ‘Igreja’, nesta lição, não está restrita à uma denominação, nem ao local onde você freqüenta os cultos. Depois do plano idealizado por Deus, para salvar os homens, a igreja é a proposta mais inteligente da divindade. Aqueles que seriam salvos, formariam um corpo, porta-voz da salvação para outras pessoas. A igreja é um organismo que tem a própria vida em Cristo, o qual estabeleceu a missão dela e como cumpri-la.
Quem faz parte da igreja, dá continuidade ao trabalho de Cristo na terra. A verdadeira vida que está em você chegará aos outros. Isto é ser uma bênção para o mundo. Ninguém recebeu a salvação simplesmente para ser salvo, mas, sim, integrar-se à igreja. Por isso, é preciso que você compreenda bem o que ela significa, conheça quais são os seus objetivos e as suas ordenanças.
I. O QUE É A IGREJA?
A palavra ‘igreja’ quer dizer ‘uma reunião de pessoas chamadas para fora’, ou seja, um grupo de pessoas que saíram de dentro do mundo (espiritual) para seguirem a Cristo. Os que formam a igreja são chamados, pela Bíblia, de crentes, irmãos, cristãos, santos, eleitos e os do caminho.
Todos os crentes espalhados pelo mundo formam a igreja. Ela não está restrita a uma área geográfica e nem a um único povo da terra. É o seu lado invisível e universal.
Embora a palavra ‘igreja’ seja empregada, em primeiro lugar, para descrever a totalidade de crentes que vivem em todo o mundo, você pode usá-la também para se referir aos cristãos de um determinado lugar, isto é, a ‘igreja local’.
I. Símbolos da Igreja. O primeiro símbolo é o corpo. Jesus não está mais presente entre os homens, de forma física, mas em cada pessoa que o recebe, em qualquer parte do mundo, Ele introduz a sua vida, para formar um corpo. Por Ter a vida em Cristo, a igreja não é um simples ajuntamento de pessoas, uma associação ou clube. É um organismo, algo que tem existência tal como o corpo humano que é composto de muitos membros e órgãos que funcionam em prol de uma vida comum. Da mesma forma que o ser humano é um, mas tem milhões de células vivas, assim também é a igreja. Um só corpo, mas constituído por milhões de pessoas nascidas de novo, por meio do evangelho de Jesus.
Possui também uma cabeça, o próprio Cristo. Ele é o chefe, o guia, o Principal e o Príncipe da igreja.
Outro símbolo é o templo. Embora Deus habite em toda a parte, Ele se localiza em determinado lugar, para ser encontrado, adorado e louvado. Cada crente é um templo de Deus. Leia 1 Coríntios 3.16,17.
Por causa da união e comunhão que os crentes tem com Cristo, a igreja é simbolizada na Bíblia pela figura de uma noiva. Em 2 Coríntios 11.2, Paulo afirma que preparara os crentes de Corinto para os ‘apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo’. Em Efésios 5.25, o apostolo declara que Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela. A noiva e o noivo viverão juntos para sempre. Leia Apocalipse 22.17.
Outro símbolo da Igreja, o qual se pode destacar na Bíblia é a família. Você, agora, é membro da família da Deus.
II. OS OBJETIVOS DA IGREJA
Através da Bíblia, você descobre que a igreja foi fundada por Cristo, para cumprir as seguintes finalidades:
a. evangelizar o mundo. A principal atividade dos crentes é levar a salvação para os não-crentes. Cristo, depois de completar a sua missão na terra, declarou: ‘é-me dado todo o poder no céu e na terra’. E, em seguida, estabeleceu uma missão aos seus seguidores. Leia Mateus 28.19 e 20.
b. lugar para o crente cultuar a Deus. Os crentes se reúnem para cultuar a Deus. O culto é o momento de oração, louvor, adoração, estudo da Bíblia e edificação dos crentes. No culto, todos os crentes podem se unir em oração, seja em petição, ação de graças e intercessão. Esta também é uma maneira de você louvar a Deus.
c. lugar para o crente praticar a mordomia cristã. Tudo o que você possui, não lhe pertence (leia Salmo 24.1). Por isso, não tem mais o direito de fazer o que quer. Deus agora está em primeiro lugar em sua existência. Isso inclui sua vida, seu tempo, seus talentos e suas finanças. Você deve aplicar, na igreja a sua vida, com o melhor de seus esforços e dedicação.
d. lugar para o ensino da disciplina e norma de conduta cristã. Ao fazer parte de uma igreja local, o novo crente disciplina-se e aprende a norma bíblica de conduta. Existe um padrão de vida exposto na Bíblia e todos os crentes devem se esforçar para vivê-lo.
Significa afastar-se da ignorância, preservar-se da corrupção e Ter todas as esferas da sua vida e atividades regulamentadas, dirigidas por Deus. Leia Mateus 5.13, e 18.15-17.
III. AS DUAS ORDENANÇAS DA IGREJA
Há duas cerimônias ordenadas por Cristo, para que os crentes a pratiquem: o batismo em água, cerimônia de ingresso do novo crente na igreja e simboliza o início de sua vida espiritual; e a Ceia do Senhor significa a continuação desta vida espiritual. Por isso, o crente deve participar dela, para manter sempre a comunhão com o Senhor Jesus.
a. O batismo. Através do batismo em água você dá um testemunho público de sua identificação com Cristo, a nova vida iniciada a partir da conversão. É o sinal exterior, o qual mostra que você morreu para o mundo e nasceu para Deus. Cada um de nós repete, de modo espiritual, o que aconteceu com Cristo. Ele morreu e ressuscitou. Assim, pelo batismo, você prova que é vitorioso.(Os evangélicos não batizam crianças porque elas não tem do que se arrepender e não podem exercer a fé).
b. A Ceia do Senhor. Na igreja em que você freqüenta, todo mês há o culto de Ceia. Não foi idéia de um homem, mas foi instituída por Jesus, na véspera de sua crucificação, para os crentes relembrarem, a sua morte, através do pão e do vinho. O primeiro simboliza o seu corpo e o segundo, o seu sangue. Não somente para relembrar a sua morte vitoriosa, mas os crentes tomam a Ceia para anunciar a Cristo, até que Ele volte.
QUESTIONÁRIO
1) Qual o significado da palavra ‘igreja’?
2) Quais os principais símbolos da igreja mencionados nesta lição?
3) Cite os quatro objetivos da igreja destacados nesta lição.
4) Mencione as duas ordenanças bíblicas que devem ser praticadas pela igreja?
5) Cite os dois elementos utilizados na Santa Ceia como símbolos do corpo e do sangue de Jesus.
Fim da 4ª Lição
UM NOVO POVO DE DEUS
Introdução:
Na Chamada De Abraão Se Vê Que Deus Escolheu Um Povo Pelo Qual Seria Glorificado Na Terra E Todas As Nações Dariam Testemunho Desse Deus Tão Poderoso E Iriam Querer Conhecê-Lo; Mas Deus Tinha Em Mente Um Povo Escolhido Dentre Todos Os Povos, Nações, Línguas, Tribos E Raças: "A I G R E J A ".
1. Unindo Judeus E Gentios:
Características Da Condição Dos Gentios, No Passado:
1.1 Sem O Concerto(V.11)
A Circuncisão Tinha Um Sentido Moral E Religioso Que Tornava Os Judeus Diferentes Dos Demais Povos Do Mundo (Gn 17.9-14).
Gentio Na Carne = Idólatra-Adorador De Deuses Mortos-Não Pertencente Ao Povo De Deus.
1.2 Sem O Sinal De Exclusividade
Incircuncisão = Cachorro Sarnento
1.3 Sem Cristo(V.12)
Não Tinham Nem Ouvido Falar Do Messias, O Salvador, O Elo De União Entre Todos Os Povos Com Deus, Formando Um Povo Só.
1.4 Sem Direito À Comunidade De Israel(V.12)
Teocracia = Deus Governando Através De Homens Escolhidos Por Ele Mesmo.
1.5 Sem Esperança(V.12)
Não Podiam Esperar Nada Do Futuro, Pois Nem Sabiam De Um Futuro Com Deus.
1.6 Sem Deus No Mundo(V.12)
Todo Ser Humano Tem Uma Intuição Da Existência De Deus, Mas Só Pode Conhece-Lo Através Do Conhecimento De Cristo. O Espírito Do Homem Clama Por Deus, Mas O Homem Não Sabe Como Encontrá-Lo: Precisamos Apresentar Jesus Cristo A Todos, Pois Ele É O Único Caminho.
2. Unidade No Corpo De Cristo:
2.1 Antes, Estávamos Longe; Agora Chegamos Perto(V.13)
Pelo Sangue De Cristo, Chegamos Perto. Somos Um Mesmo Espírito Com Ele. Antes Separados, Na Carne; Agora Unidos Pelo Espírito Santo.
2.2 Antes, Sem Reconciliação; Agora Temos Paz Com Deus(Vv.14,16)
Cristo Nos Reconciliou Com O Pai ( A Ofensa Foi Paga Na Cruz ), Através Do Seu
Sangue A Parede De Separação Foi Removida(O Pecado).
2.3 Antes, Éramos Dois Povos; Agora, Somos Um Só(V.15)
Não Há Mais Diferença, Formamos Um Só Corpo; O Corpo De Cristo. (Deus Olha De Cima E Vê Milhões De Filhos)
2.4 Antes, Não Tínhamos Acesso Ao Pai; Agora, Em Cristo, Isto É Possível(Vv.18,19)
Os Gentios Não Podiam Nem Entrar No Templo Construído Pelos Judeus, Agora Nós Podemos Entrar Na Presença Do Pai Pelo Novo E Vivo Caminho Que Jesus Nos Consagrou = O Véu Foi Rasgado, Isto É, Sua Carne.
3. Unidade Na Construção Do Edifício De Deus:
3.1 O Fundamento Dos Apóstolos E Dos Profetas(V.20)
Os Profetas Do Antigo Testamento Profetizaram A Respeito De Cristo E Os Apóstolos, No Novo Testamento, Confirmaram Essas Profecias. Nessa Tipologia De Um Edifício Cristo É A Pedra Principal (De Esquina) E Os Profetas E Apóstolos São Colunas De Sustentação E Declarados Também Como Fundamento, Pois São Testemunhas Das Promessas De Deus E Seus Ensinos, Juntamente Aos De Jesus São A Base Da Igreja.
3.2 O Lugar De Cada Crente No Edifício De Deus(Vv.21,22)
Somos O Templo De Deus Na Terra, Unidos Pelo Espírito Santo. Se Somos Como Pedras Vivas O Espírito Santo É Como A Massa De Cimento Unindo Essas Pedras; Fazendo Assim Um Templo Que Cresce Cada Dia Mais, Indo De Encontro Ao Artífice E Construtor Que É Deus, Mas Sempre Olhando Para Cristo, O Autor E Consumador De Nossa Fé.
Conclusão: Somos Um Só Povo, Uma Só Fé E Temos Um Só Batismo.