Cartão de Argila

Tradicionalmente comemora-se em Agosto o “Dia dos Pais” Quando filhos expressam sentimentos de gratidão por tudo que representam. O costume teve orígem na Babilônia há 4 mil anos com o jovem Elmesu que teria moldado em argila o primeiro cartão desejando “sorte, saúde e longa vida a seu pai”. Em 1909 a americana Sonora Luise resolveu criar o “Father’s Day” motivada pela admiração que sentia por seu genitor. A data foi oficializada em 1972 pelo presidente Richard Nixon tornando-se parte de nossa cultura. No Brasil comemora-se no segundo Domingo de Agosto.

Lavrado no cartão de argila está o desejo de que o pai seja eterno e o motivo da americana é admiracão, termo que melhor se aplica se observarmos seu prefixo “Ad” exprimindo movimento para, em direção de e “mirar” significando contemplação. Parafraseando é perceptível um anseio de Caminhar em direção, com olhos fixos no Pai da eternidade.

Diferente do totemismo cujos olhos invejando privilégios paternos cometeram parricídio e tentam curar o remorso através de um culto ao totem. Semelhantemente no complexo de Édipo o atentado contra o pai é visto como “involuntário” , um acidente atribuido ao "irracional" determinismo. E também o ocorrido no Éden onde os filhos de Deus pecaram almejando seu lugar – ser como Deus – (Gênesis 3;5) morreram e projetaram sua culpa todavia, perderam a Vida Eterna. Em suama, pecaram desonrando e afastando-se da figura paterna a quem deveriam honrar cobrindo-se com "folhas de figueira", sutilezas. Contudo, são incentivados andar “Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.” (Hebreus 12;2) E ainda intercedeu pelos que o mataram dizendo “...Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.” (Lucas 23;34)

O cartão de argila detentor da mensagem lembra que viemos do pó e para lá tornaremos (Gênesis 3;19) entretanto, adverte também que o mesmo que moldou o barro soprou o “Fôlego” – espírito – da Vida (Gênesis 2;7) e esta está em seu filho Jesus Cristo. “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.” (João 3;36) Ele revelou o pai do qual a alma tem saudade dizendo “Quem vê a mim vê o Pai”(João 14;9)

Conclusão a “vida longa” desejada ao pai é também reconhecimento e confissão implícita da culpa edênica que atentou contra Deus que é Vida Eterna. Pois, anela viver eternamente. Bem como um latente clamor por reparação e restituição da felicidade perdida. Para estes o Senhor diz ”Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. (Mateus 11:28-29) Nesta solene data compartilhamos nosso “Cartão de Argila” com todos os pais no amor do Eterno.