NASCER DE NOVO

“Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” (João 3.3).

Uma certa vez, um homem chamado Nicodemos procurou encontrar a Jesus para conversar sobre as coisas da vida espiritual. No meio da conversa, Jesus disse a Nicodemos que, para que alguém pudesse ver Reino de Deus era necessário nascer de novo.

Nicodemos, que ficou confuso com essa analogia, perguntou a Jesus se devia voltar ao ventre da sua mãe para nascer outra vez. Jesus respondeu a ele dizendo-lhe que o novo nascimento era da água e do Espírito.

Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. (João 3.5-7).

Todos nós nascemos uma primeira vez para viver na dimensão humana. Nesta dimensão, vivemos conforme os ditames biológicos, ambientais e culturais. Por exemplo, quando éramos crianças, fomos educados por nossos pais como melhor lhes parecia.

Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos? Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade (Hebreus 12.9-10)

Quando maiores, ficamos submissos às leis da nossa nação e, desde então, nossas decisões recebem influência da nossa educação, das limitações legais e das cogitações que vêm do nosso eu pensante e consciente. Isto é viver na carne.

O novo nascimento em Cristo envolve dois aspectos: nascer da água e nascer do Espírito. Nascer da água é uma alusão ao batismo nas águas, que simboliza morrer, ser sepultado para a vida na carne e ressuscitar para uma nova vida, mediante o sincero arrependimento dos pecados. Nascer do Espírito é entregar a nossa vida a Deus para que possa ser dirigida pelo Espírito Santo.

Sobre a direção do Espírito, Jesus usa a analogia do vento para que possamos compreender como é a vida daquele que nasceu de novo.

“O vento assopra aonde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.” (João 3.8).

É através do novo nascimento, o ser humano volta a fazer parte da família de Deus. Ele é adotado na família de Deus.

“Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.”(Romanos 8.15).

Contudo, é importante que fique bem claro que nascer para uma nova vida em Cristo não significa viver como se não estivéssemos no mundo. Isto deve ser dito por causa do nosso Eu, que pode tirar conclusões precipitadas a respeito da vida no Espírito e começar a rejeitar necessidades biológicas legítimas, a autoridade dos pais, a própria lei e o convívio com as outras pessoas que ainda não experimentaram o novo nascimento.

O encontro real com Jesus Cristo promove no homem a vontade e a força necessária para viver uma nova dimensão de vida: a espiritual. Nesta nova vida é possível tornar-se uma pessoa melhor a cada dia.

De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. (Romanos 6.4)

O novo nascimento abre os nossos olhos para as verdades de Deus e para uma vida de amor a Deus e ao próximo. Não se trata um amor de palavras, mas vivo e atuante. O novo nascimento nos leva a verdadeira religião:

A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo. (Tg 1.27).

Nascer de novo é nascer para a realidade do mundo espiritual até então oculto aos nossos olhos. É adquirir olhos espirituais para enxergar não somente a realidade física do mundo, mas também a sua situação espiritual.

Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido. (1Coríntios 2.14-15).

O nascido de novo em Cristo Jesus tem a convicção de que a presente vida é apenas um estágio probatório para a verdadeira vida que é a eterna, sendo assim, procura ajuntar tesouros nos céus e não na terra, trabalhando dia após dia para que outras pessoas experimentem o novo nascimento e também participem do Reino de Deus.

Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração. (Mateus 16.19-21).