TOME POSSE 108
Existem três condições indispensáveis para que uma semente germine: água, luz e calor. Se uma delas faltar a semente não germina. A água umidifica a terra; a luz é responsável pela fotossíntese; o calor favorece essa reação química realizada pelas folhas.
Você já observou um bolo no qual esqueceram de colocar o fermento na massa? Ele fica murcho, solado, pequeno. A função do fermento é fazer com que o bolo cresça e se torne uma gostosura.
Assim Jesus compara o Reino dos Céus. É como um grão de mostarda (a menor de todas as sementes); e sendo como uma semente traz dentro de si a árvore completa. Olhando para o grão você não acredita que ele possa dar origem a uma árvore em que os pássaros fazem seus ninhos. Primeira lição: é o menor que se torna maior.
A outra comparação que Jesus faz do Reino dos Céus é com o fermento. Esse ingrediente tem a capacidade de ‘contaminar’ qualquer tipo de massa alimentícia, fazendo com que os produtos que dela se originarão, sejam degustáveis. Segunda lição: é a ação do fermento que transforma.
Responda para o seu coração e sua alma: como se encontra a primeira lição na sua vida? Pare. Reflita. Não tenha pressa. A segunda parte da pergunta: como está a segunda lição no seu dia-a-dia? Você já se tornou um agente evangelizador, levando com o seu testemunho, a transformação a outras pessoas? O tempo urge. “A messe é grande e os operários são poucos.” É hora de acordar, arregaçar as mangas e se desinstalar. O Reino dos Céus encontra-se em nossas mãos. Jesus depende de nós. TOME POSSE!
ALMacêdo
30/07/2012