O SENHOR É MEU PASTOR ...

Certamente, o ser humano (ou seria desumano???) gosta de ter um senhor como pastor em quem possa fazer de gato e sapato (como diz o adágio)... ASSIM, o Salmos de número 23 ficou bem conhecido e famoso entre pessoas de todos os credos... MAS, o objetivo principal do salmista seria apenas mostrar o cuidado de DEUS pelo ser humano???

Em meu achódromo, creio que seria mais que isso... Geralmente, pessoas de todos os credos, dizem que gostam muito dos Salmos e, por um lado cada salmo era cantado durante cultos lá em Israel e, por outro lado, os Salmos além de falar sobre o relacionamento entre DEUS e SEU povo, contém história, geografia, além de conhecimentos em outras áreas...

Uma vez que fizemos, referência ao Salmos de número 23, queremos aproveitar a ocasião para expor um pouco do que pode ser aprendido e apreendido na leitura deste Salmos...

Está escrito:

O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.

ELE me faz repousar em pastos verdejantes. Leva – me para junto das águas de descanso;

Refrigera–me a alma. Guia – me pelas veredas da justiça por amor do SEU nome.

Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque TU estás comigo; o TEU bordão e o TEU cajado me consolam.

Preparas–me uma mesa na presença dos meus adversários, unges – me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.

Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.

(Salmos 23).


O primeiro ensino que podemos retirar do Salmo é que compara DEUS ao pastor e o ser humano a ovelhas e, uma vez entendida a relação entre ambos, ficará fácil entender que o salmista falava sobre algo mais sério do que supõe nossa vã imaginação...

Considerando que não se vê o salmo na perspectiva de um pastor e suas ovelhas, o ser humano fica sem entender lições preciosas que o Salmos de número 23 passou... E essas lições DEUS continua passando através do que levou o salmista a escrever...


Mesmo quando no momento parece difícil, aceitar a vontade de DEUS sempre nos levará a águas tranquilas... Certa vez, descobri que o verso quinto do Salmos 23 é bem significativo:

Preparas–me uma mesa na presença dos meus adversários, unges – me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda. (?!)...

Mas, é pra que eles entendam que DEUS nos coloca no pódium e, cuida de nós (mesmo diante deles). SE adversários de DEUS não conseguissem ver o cuidado de DEUS por seus servos, como iriam acreditar no apego dos servos pelo seu SENHOR???


Certamente, valerá a pena, amar ao DEUS que nos amou antes que o ser humano pudesse conhecê-lo (conforme está escrito)... ASSIM, sem um relacionamento correto com DEUS o ser humano agoniza como naufrago no mar da vida...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 28/07/2012
Código do texto: T3802000
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.