Quem está no trono?

Lembro-me quando eu ganhei do meu pai um animalzinho de estimação. Eu deveria estar com treze ou quatorze anos de idade. Era uma chinchila de pelos branquinhos e olhos bem escuros. Uma raridade! Seu nome era bolinha, por ser literalmente uma bolinha de pêlos. Passava o dia inteiro brincando com a “bolinha”. Quando estava no colégio ou no curso não prestava atenção na aula, pensando na hora de chegar em casa para ver a bolinha.

Certo dia amanheceu um sol lindo. Deixei a bolinha na gaiola tomando sol, mas eu não sabia que, por ser um animal do frio, não poderia ficar exposto ao calor. Algumas horas depois, bolinha estava desidratada e já tinha urinado em si mesma, pois não conseguia se levantar. Desesperadamente a peguei no colo e passei a noite toda dando soro na boca dela e fazendo exercícios com as patinhas que já haviam começado a ficar sem movimentos. Num determinado momento da noite, eu adormeci com a bolinha na palma das minhas mãos e, quando acordei, percebi que ela havia morrido.

Quando a Bíblia fala que “todas as coisas cooperam para nosso bem ¹”, temos que acreditar que até os acontecimentos “ruins” cooperam para nosso crescimento em Deus, para nosso bem.

Nesse período Deus falou claramente comigo: “Você estava colocando esse animal em primeiro lugar na sua vida. Um lugar que é só Meu. Eu permiti que ela morresse porque te amo!”. Realmente, eu estava quase idolatrando a chinchila. A ponto de pensar mais nela do que em Deus e nas coisas d’Ele.

Quantas vezes permitimos que pessoas, bens materiais, posições sociais, sonhos ou até mesmo bênçãos assentem-se no trono do nosso coração? Um lugar que deve ser exclusivamente de Deus.

Às vezes ficamos tão eufóricos por algo conquistado ou tão esperançosos em obter alguma conquista que retiramos Deus do trono. Passamos a venerar outros deuses: um problema, o desejo de casar, o anseio de ter filhos, o pagamento das dívidas, a cura, os estudos, os amigos, o marido ou a esposa. “Não terás outros deuses além de Mim ²” é o mandamento do Senhor para nós.

O que ou quem está ocupando o trono do seu coração? Deus não divide esse trono com ninguém. A Bíblia nos ensina que devemos “buscar o reino de Deus e a Sua justiça e, assim as demais coisas nos serão acrescentadas ³”.

Quem estiver sentado no trono do seu coração é quem reinará a sua vida!

Cari Silva

Julho/2012

Notas: ¹ Romanos 8:28/ ² Êxodo 20:3/ ³ Mateus 6:33