TOME POSSE 103
A “linguagem dos sinais” é ampla e diversificada. Tomemos como base de reflexão as estações do ano.
A primavera traz em si o condão da magia que fascina os olhos. Os jardins se embelezam de flores matizadas, com tamanhos e formas diferentes. Muitas perfumam, enquanto que algumas são perfumadas. As árvores florescem esperando a eclosão dos frutos.
No outono oferecem gratuitamente seus frutos deliciosos para os passarinhos e para os peregrinos, dando-nos o exemplo da partilha sem pedir nada em troca. Mangas, sapotis, laranjas, cajás, graviolas...
O inverno muda a paisagem. As chuvas umidificam a terra. São dias fechados que carregam uma pontinha de tristeza. Enchentes, inundações, desabamentos...
No verão a luz e a claridade evidenciam-se sobre as demais estações. A terra é seca, a água evapora, as plantas fenecem... Aqui no nordeste somente o mandacaru e o juazeiro resistem bravamente.
Esses podem ser constatados visivelmente. Mas não precisamos nem vê-los para que acreditemos. Bastou que víssemos uma vez só e bastou. Cremos que assim é.
E aqui entra uma questão de fé: Jesus foi desafiado pelos fariseus e mestres da Lei a realizar um sinal a fim de que pudessem acreditar na sua divindade. Ora, ele já havia realizado inúmeros milagres e prodígios na presença deles. Jesus respondeu-lhes: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas.” (Mateus 12,39) Qual teria sido este sinal? Em Nínive Jonas foi um sinal de CONVERSÃO, DE MUDANÇA DE VIDA para os habitantes daquela grande cidade. Com as suas palavras e o seu testemunho os corações foram ‘tocados.’
Como anda a sua vida? Que palavras você anda pronunciando ou anunciando por aí? A conversão é um processo lento, gradativo e perseverante. A sua decisão é o fundamento para o início de uma mudança de vida e de atitudes. Jesus adverte: “No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas.” (Mateus 12,41) TOME POSSE!
ALMacêdo
23/07/2012