O QUE FAZER DIANTE DE TRAGÉDIAS (?!) - I ...

Concluímos a introdução ao tema, observando que: o que o ser humano tem necessidade de aprender a enfrentar as tragédias da vida...

Não há dúvidas de que, a maior tragédia continua sendo fundamentada na falta de alicerce sólido... Vale salientar, ressaltar, ou que palavra se queira usar para falar de alicerce, base, fundamento...

Está escrito:

A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular;

Isto procede do SENHOR e é maravilhoso aos nossos olhos.

(Salmos 118:22–23).


ASSIM, para superar as tragédias da vida, se faz necessário, admitir que tragédias poderão acontecer – A negação da realidade de uma tragédia, termina abrindo espaços para outras tragédias... Não é uma coisa mágica, como muitos pensam, mas, algo lógico... Quem não aceita que a tragédia seja real (possa acontecer) termina ficando relaxado e outras tragédias poderão acontecer mais facilmente sobre quem vive confiante, achando que estaria preparado pra enfrentar qualquer coisa...

Algumas vezes a impressão que se pode ter é a de que, estamos acostumados a pensar que o alvo da vida é viver imune aos problemas... Quando problemas serão sempre uma possibilidade (podendo acontecer, ou não acontecer)... Nesse sentido, vale lembrar a frase na publicidade de uma ótica: A gente pensa que só acontecerá aos outros...

PORTANTO, graças a DEUS, se nunca tivermos que passar problemas... MAS, se vier um problema (mesmo grande), que nos encontre dispostos a enfrentar...


A primeira questão, em relação as tragédias é admitir que são reais; A segunda questão é ter fundamento para encarar os problemas de frente... Como encarar um problema se não creio que exista???


Uma das maiores tragédias, que podem acontecer é não se crer na realidade das tragédias e, a maior tragédia será a falta de fundamento para encarar uma tragédia de frente...


ASSIM, diante de uma tragédia a primeira coisa que precisa ser feita é manter a calma pra analisar a situação... Dessa forma, a pessoa evita que aconteça outros problemas por causa daquele...

No exemplo da ilustração (da queda da mansão), a resposta do cônjuge que estava calmo, foi: A tragédia me atingiu também. Fico muito triste com o que aconteceu... MAS, precisaremos de uma nova casa e estava analisando se alguma coisa poderá ser aproveitada na construção...


Passar por problemas, ser afetado por eles, não é nenhuma novidade... Todo mundo já passou, passa, ou poderá passar... A questão não será contar a história, mas, ter tido a disposição necessária de passar e enfrentar outros problemas que poderão vir... Ou seja: Não quero dizer (como algumas pessoas) que seja bom passar pela dor – existe sado–masoquistas que adoram o sofrimento... O que estou querendo dizer é que no momento da dor, é possível encarar a dor de frente sabendo que dói mesmo...


Existe muita gente sem fundamentos... É possível observar que tem muita gente morando em castelos feitos na areia, em casas edificadas sobre fundamentos questionáveis...

Sou cristão–evangélico, e, jamais citei endereços na cidade onde moro (ou em outras cidades) para que a pessoa encontre conforto em DEUS... MAS, tenho falado sobre DEUS e, especialmente sobre o exemplo de vida e ensinos de JESUS... SE fosse citar algum endereço aqui na terra, possivelmente, a pessoa encontraria falhas de seres humanos e iria passar em minha cara como se houvesse perfeição...

Algumas vezes encontro afixado em algum veículo, algum adesivo de impacto... Por exemplo: Hoje mesmo (que é dia de feira na cidade), fui ao centro e vi em uma espécie de automóvel do transporte alternativo, um adesivo com a seguinte frase: QUANDO DEUS QUER É ASSIM...


ASSIM COMO??? É apenas uma frase, não existe desenho, não existe outra informação... APENAS a frase... E, diante da frase (que parece apenas algum clichê), pergunto a mim mesmo... QUANDO DEUS QUER O QUE??? ASSIM COMO???


Na carta que o apóstolo Paulo escreveu aos Gálatas, ele disse:

Não vos enganeis: de DEUS não se zomba; pois aquilo que o homem semear (plantar), isso também ceifará (colherá) – (Gálatas 6:7).
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 21/07/2012
Código do texto: T3789877
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.