O QUE NÃO ADIANTA ...

Diante de tantos altos e baixos, não adianta fazer algumas coisas... Sem tentar fazer essas coisas, por incrível que pareça estaremos fazendo muito, por um futuro melhor...

PRIMEIRO: Não adianta nada fazer de conta que os problemas não poderão acontecer... É claro que poderão acontecer. Num empreendimento, qualquer que seja ele, tanto existirá a possibilidade de derrota, quanto à possibilidade de fracasso...

SEGUNDO: Não adianta nada supervalorizar uma derrota... SE a maioria das pessoas passarão pela falta de êxito, por que supervalorizar nossas derrotas??? Tem muita gente que, além de perder a partida, espera que a plateia deixe as demais coisas de lado, coloque a mão no queixo (ou nas ancas) e lamente, lamente, lamente...

TERCEIRO: Não adianta nada achar que o país estaria imune aos problemas... Mais cedo ou mais tarde, os desafios precisarão ser encarados – não haverá como viver empurrando o lixo pra debaixo do tapete...

QUARTO: Não adianta nada fazer de conta que o pensamento positivo resolveria cada problema e que chorar (diante da dor alheia) seria sinal de fraqueza – chorar (ou sorrir) faz parte da experiência do ser humano...

QUINTO: Não adianta nada fazer de conta que a vida se resume ao momento presente... Com o equilíbrio necessário, será possível completar o momento presente com experiências do passado e será possível viver melhor, sabendo que no futuro iremos ser beneficiados por viver o presente...


Certamente, o que o ser humano tem necessidade de aprender a enfrentar as tragédias da vida... Algumas vezes a impressão é a de que, estamos acostumados a pensar que o alvo da vida é viver imune aos problemas... Nesse sentido, vale lembrar a frase na publicidade: A gente pensa que só acontecerá aos outros...

ASSIM, diante de uma tragédia a primeira coisa que precisa ser feita é manter a calma pra analisar a situação... ASSIM, a pessoa evita que aconteça outros problemas por causa daquele...


No exemplo da ilustração (da queda da mansão), a resposta do cônjuge que estava calmo, foi: A tragédia me atingiu também. Fico muito triste com o que aconteceu... MAS, precisaremos de uma nova casa e estava analisando se alguma coisa poderá ser aproveitada na construção...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 21/07/2012
Código do texto: T3789492
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.