TOME POSSE 102
Todo e qualquer tipo de fome é de natureza carencial. Existem, na realidade cotidiana, vários tipos de fome. Fome de amor, fome de ternura, fome de carinho, fome de compreensão, fome de justiça, fome de esperança, fome de fé... Esses tipos de fome impregnam o nosso psiquismo e reverte-se contra nós, gerando ansiedades e angústias sem fim.
Existe a fome física que se encontra acima de qualquer padrão de lei ou regra. Essa fome debilita, enfraquece e anemiza, pois os ingredientes necessários à sobrevivência do corpo estão ausentes. Gradativamente o ser humano ou o animal perde as forças e sucumbe.
Os discípulos – juntamente com Jesus – passavam por um campo de trigo em dia de sábado (o dia do Senhor para os judeus). Era proibido colher o trigo. Ora, sentindo fome, os discípulos começaram a se alimentar das espigas colhidas. Os fariseus reclamaram: “Olha, os teus discípulos estão fazendo,
o que não é permitido fazer em dia de sábado!” (Mateus 12,2) Para eles, a Lei estava acima de tudo; para Jesus, a necessidade e a misericórdia prevaleciam. Tanto é que ele se proclama o Senhor do sábado. Dessa forma Jesus nos ensina que a Lei foi feita para o homem, e não o homem para a Lei.
há uma fome no entanto que supera todas as fomes: a fome de Deus. Assim como a mente deve ser alimentada, o corpo nutrido, a nossa alma necessita ser saciada pelo Altíssimo. Essa saciedade só preenche o vazio tremendo do nosso coração pela Eucaristia – a mais perfeita e completa de todas as orações. Jesus diz aos fariseus e a nós agora: “Nunca lestes o que fez Davi, quando ele e seus companheiros sentiram fome? Como entrou na casa de Deus e todos comeram os pães da oferenda que nem a ele nem aos seus companheiros era permitido comer, mas unicamente aos sacerdotes?” (Mateus 12,3-4) Esses pães da oferenda são os pães da Proposição – prenúncio da Eucaristia.
O que Jesus nos ensina hoje? Nós somos responsáveis pela fome uns dos outros. A partilha tanto da fome psíquica, como da fome física e espiritual é do nosso dever saciá-la. O mundo passa fome. TOME POSSE!
ALMacêdo
20/07/2012