TOME POSSE 98

Um dos verbos da língua portuguesa que incomoda muita gente é o verbo esperar. Senão vejamos.

Num engarrafamento de trânsito, qual o seu comportamento? No consultório médico com a consulta marcada e o atraso do médico, qual a sua atitude? Ou no dentista que marca o seu horário para as 16 horas e vai atender você às 17:30h?

Como vimos, esperar exige uma boa dose de auto-domínio e paciência; quando não, gera inquietude, revolta e estresse.

Nossa Senhora hoje vem nos ensinar sobre isso. Algo que muitas pessoas pensam que Jesus estivesse “escanteando” a sua mãe, pelo contrário, ele a estava elogiando de forma ímpar.

Jesus ensinava quando recebeu um recado: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem falar-te.” (Mateus 12,47) Era de se esperar que Jesus mandasse que entrassem imediatamente. Afinal de contas era a sua mãe que estava do lado de fora. Ele age de outra forma. “Todo aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmão e minha mãe.” (Mateus 12,50)

Primeiro, o ensinamento de Maria. Mesmo sendo mãe e tendo autoridade sobre o Filho, ela soube esperar, sem reclamar, sem demonstrar sinais de ansiedade e o mais importante: pacientemente e sem estresse.

O ensinamento de Jesus é abrangente. É para cada um de nós seguidores seus. Ele nos compara àquela que lhe deu a vida. Em outras palavras ele queria dizer: “Se você cumprir o preceito do meu Pai e realizar em sua vida a vontade dele, você será igual à minha Mãe.”

Que promessa maravilhosa de Jesus! O que nos resta é acolhê-la com amor, e alegria. Ele próprio nos ensina no Pai-Nosso “que da mesma forma que a vontade de Deus é cumprida no céu, que ele se cumpra sobre a terra”. Sejamos então os seus protagonistas. TOME POSSE!

ALMacêdo

16/07/2012

Antonio Luiz Macêdo
Enviado por Antonio Luiz Macêdo em 16/07/2012
Código do texto: T3780139
Classificação de conteúdo: seguro