TOME POSSE 97

Quando entre dois amigos é quebrado um pacto feito com sinceridade e a mais reta intenção, o resultado é triste e lamentável: afastam-se um do outro, muitas vezes para sempre. Característica do ser humano.

Assim aconteceu “no princípio.” Somente que do outro lado estava o Deus da misericórdia e do perdão. Mesmo afastando-se do Criador, ele ofereceu ao homem e à mulher uma nova chance de reconciliação a fim de restaurar a aliança partida. É a realidade do PECADO.

Apresentaram um paralítico a Jesus, deitado na cama. Jesus, vendo a fé estampada nos seus olhares e gestos, disse: “Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!” O pecado existe. É uma característica inerente ao ser humano, causada pelo mau uso da liberdade. Os mestres da Lei escandalizaram-se com aquelas palavras, e murmuravam entre si: “Só quem perdoa pecados é Deus.” E demonstrando que era o Messias, ordenou: “Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa.” E o paralítico levantou-se, tomou a cama e levou-a para casa.

O pecado é a paralisia nossa de cada dia. Afeta não somente o corpo, mas também a alma e o coração. Por quê? Ele nos distancia de Deus pelo rompimento da aliança. Apesar de nos afastarmos, Deus, em tempo algum, afasta-se de nós, de mim, de você. Ele está sempre de prontidão para nos perdoar e acolher-nos novamente em seus braços de Pai. Basta que nos arrependamos e confessemos os nossos pecados. Então a paralisia determinada pelo ódio, pelo ressentimento, pela mágoa, pelo rancor, pela inveja, pela ira que nos esmagava, deixar-nos-á. Esse peso que nos consumia se consome no SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO. E naquele instante é a voz do próprio Jesus que chega aos nossos ouvidos através da voz do sacerdote: “Os teus pecados estão perdoados. Levanta-te, toma a tua cama e vai para casa.” A aliança se refaz. TOME POSSE!

ALMacêdo

05/07/2012

Antonio Luiz Macêdo
Enviado por Antonio Luiz Macêdo em 05/07/2012
Código do texto: T3761225
Classificação de conteúdo: seguro