TOME POSSE 91

Quem faz suas compras em supermercados, quitandas ou feiras livres deve ter passado por uma situação semelhante. Ao chegar em casa e retirando as cascas das frutas, verifica que o abacaxi está imprestável para o consumo; a laranja que parecia saudável pelo brilho que apresentava, encontra-se ‘puba’; o mamão está maduro por fora e verde por dentro; a maçã perfeita exteriormente e interiormente cheia de manchas pretas. E a sensação é de ter sido fraudado ou de ter jogado dinheiro fora. A culpa cai sobre os proprietários que são isentos de culpa como você também. E a quem cobrar todo esse prejuízo?

Se você tivesse visto as árvores que produziram os frutos que foram comprados, por certo você não compraria. Mas nós nem imaginamos se são saudáveis ou não. O que nos resta fazer? Arriscar mesmo. Quando vemos a coisa é diferente, porque podemos verificar e aceitar ou rejeitar o fruto.

É o que Jesus nos vem dizer hoje: “Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos bons.” (Mateus 7,18) A árvore é mais do que o fruto, pois é dela que o fruto procede.

Assim somos nós: árvores boas ou árvores más. Porém, somente irão nos conhecer pelos frutos que produzimos. Jesus alertou os seus discípulos quanto a esse tipo de situação que poderiam enfrentar: “Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes.” Mateus 7,15) Um grito de alerta que deve chegar até os nossos ouvidos e descer para o coração. Sabe por quê? Somos ávidos de ‘novidades.’ Se comentarem que Nossa Senhora está aparecendo no cajueiro da casa da dona Raimunda, logo as romarias intermináveis são iniciadas. Se boatarem que seu José dos milagres vai passar pela cidade, as calçadas se enchem de coxos, cegos, aleijados... e ainda exclamam: “Eu tenho fé.” Perdoe-me. Fé demais. São lobos vorazes disfarçados em ovelhas, que querem dilacerar a sua alma e o seu coração. Cuidado! É o alerta de Jesus. TOME POSSE!

ALMacêdo

27/06/2012

Antonio Luiz Macêdo
Enviado por Antonio Luiz Macêdo em 27/06/2012
Reeditado em 27/06/2012
Código do texto: T3746987
Classificação de conteúdo: seguro