Aquele que não receber o reino de Deus como uma criança, não entrará nele.
Uma criança tem a simplicidade de ser pura, de esperar sempre o bem de seja quem for; sabemos bem que uma criança não tem magua ou rancor, a única coisa que uma criança sempre irá fazer é estar pronta para receber o que lhe for dado e com alegria.
A alegria de viver e compartilhar fazem parte do cotidiano de toda criança.
Ainda que seja machucada ou punida ou mal tratada a criança estará ali sempre pronta com um sorriso assim que chamada, não ha um único espaço no coração de uma criança que não seja para o bem.
Podemos facilmente associar a descrição de uma criança ao texto de Paulo quando descreve o Amor:
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha.
Uma criança transborda essas qualidades de forma simples onde todos podem ver e sentir isso delas, quando falamos de criança esta diretamente ligado em nossa mente essa imagem de ternura e afeição.
Essa também é a imagem geralmente associada a Jesus.
Cristianismo, palavra que por definição significa: A doutrina de Cristo, tem por base um mandamento simples e completo:
“ Amai-vos uns aos outros”
Esse sentimento só é realmente possível se o coração do devoto estiver definido e renascido como um coração puro de alguém que espera tudo de bom assim como uma criança.
É muito mais simples ao invés de simplesmente realizar o que devo realizar de bom para meu próximo, analisar seus erros e defeitos, mas para isso também Jesus deu uma resposta objetiva:
Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho?
Um coração puro como de uma criança esta apto e pronto para fazer aquilo que ela precisa fazer sem se incomodar com o que esta a sua volta, se outros fazem correto ou não, se existe erros ou não no mundo, a criança esta atenta apenas aos seus pais e em estar feliz com eles.
Esse é o coração que temos que nos comprometer a ter se o alvo é alcançar os céus.
Uma criança quando tem problemas com outras a primeira coisa que ela faz assim que possível é reconciliar, perdoar e esquecer. Então esta pronta a novamente seguir adiante com seus amigos, parentes e colegas.
Isso me lembra outra frase de Jesus:
“Se fores, portanto, apresentar uma oferta sobre o altar e ali te recordares de que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão; depois, volta para apresentar a tua oferta”
Ter um coração puro como o de uma criança torna não apenas apto o coração mas facilita toda a vida de uma pessoa que seguirá com naturalidade todos mandamentos de Jesus.
Receber o reino de D´us é atentar para sua vontade e se isso não for feito com o coração puro como o de uma criança (atento apenas a obedecer e obedecer por prazer e pela alegria de estar fazendo o que é certo) pode ter certeza, o céu não sera sua recompensa você é apenas um religioso vazio que engana a si mesmo e perde seus dias mergulhado na religiosidade.
Referencias: Mc 10.15, 1Co 13: 4-8, Dicionario Aurelio, Jo 13.34, Mat 7.4, Mat 5.23