SERIA FÁCIL FALAR SOBRE OS LIMITES DA FÉ ...

Certamente, não SERIA FÁCIL FALAR SOBRE OS LIMITES DA FÉ... Este é o terceiro texto em que pensamos um pouco sobre isso... ANTES, tiveram dois textos, especificamente sobre essa questão: SONRE LIMITES DA FÉ... e SOBRE LIMITES DA FÉ (aplicação prática)...


Em meu achômetro (maneira particular e pessoal de achar alguma coisa sobre determinada coisa), certamente, não SERIA FÁCIL FALAR SOBRE OS LIMITES DA FÉ... por alguns motivos, dos quais cito alguns:

PRIMEIRO: A própria palavra FÉ, com apenas duas letras, pode levar o ser humano a ter uma quantidade indefinida de maneiras de definir FÉ... Por exemplo: O sujeito vai jogar na loteria, no bicho, etc e, se alguém pergunta o que vai fazer, ele dirá quer vai fazer uma fezinha...

SEGUNDO: Quando se recorre ao dicionário (o famoso pai dos burros, como se diz), encontramos que FÉ tem mais de um significado...

SE uma pessoa estiver querendo se referir ao significado da palavra FÉ, do ponto de vista espiritual ou fé religiosa, precisa usar a palavra nesse sentido; sabendo que se a palavra FÉ num sentido distorcido será FÉ demais que não cheira bem (parodiando o título do filme)...

TERCEIRO: Sobretudo, a palavra fé, do ponto de vista espiritual (fé religiosa) será um dogma, e dogmas não existem para serem debatidos no sentido que se aceite antes o ponto de vista diferente, antes a pessoa aceita a fé ou não aceita (sem que precise concordar com a maneira da outra pessoa ser ou pensar)...


Falo isso porque tem sido comum (em nosso país, principalmente) uma pessoa dizer em que crê e desejar que as outras simplesmente concordem sem tempo de pensar com racionalidade (inteligência)... Por exemplo: EU entendi que ter fé em CRISTO é o melhor pra mim, e entendo que as outras pessoas terão o mesmo direito (que tive) pra decidir e devo aceitar conviver com elas se a decisão delas for diferente da minha...


Por essas e outras, direi: SERIA FÁCIL FALAR SOBRE OS LIMITES DA FÉ... Agora, na prática preciso demonstrar a FÉ que digo ter e não impor, apenas porque tenho...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 17/06/2012
Código do texto: T3728775
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.